Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Política

Governador Wellington Dias acompanha retomada das obras duplicação da BR-316

  O governador visitou a obra nesta quinta-feira (30) e destacou importância da via para o acesso à capital

30/07/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-03cb2693f49f04ba1b.jpg (Foto: CCOM PI)
P40G-IMG-03cb2693f49f04ba1b.jpg (Foto: CCOM PI)

O governador Wellington Dias visitou, nesta quarta-feira (30), as obras de duplicação da BR-316 na saída sul de Teresina. Neste momento está sendo executada a obra do viaduto composto por vão central de 95 metros de comprimento em estrutura de concreto armado, com dois acessos de cada lado, um com 120 metros e outro com 80 metros, totalizando um viaduto quase 300 metros de comprimento.

De acordo com gerente de Engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Matias Sales, 50% da obra do viaduto já está pronta. “Já foi realizada a concretagem de vigas do viaduto, toda ferragem já está executada, as prelagens, que já são a primeira etapa do tabuleiro do viaduto, se encontra já confeccionadas e hoje já estamos com serviços que equivalem a 50% do viaduto e nossa previsão é de em quatro meses estaremos com essa estrutura pronta e liberada para o tráfego”, explicou o engenheiro.

Sobre a obra de adequação de duplicação da BR-316, da qual o viaduto faz parte, Matias destacou que se encontra em andamento e que no mais tardar em quatro meses as vias laterais estarão concluídas e liberadas para o trafego.

“Ao concluir as vias laterais, nós vamos interditar a pista velha para que possamos atacar e concluir até meados do ano que vem todo o restante da obra, ainda temos duas passagens de nível para executar que são dois pequenos viadutos e toda a duplicação da via expressa do eixo central da BR –316, mas já teremos a liberação das faixas laterais que terão duas pistas em cada sentido”, destacou Matias.

A obra esteve paralisada devido à pandemia da Covid-19 e retornou seguindo todos os protocolos de higiene e com carga horária e número de servidores reduzido.

O diretor-geral do DER, Castro Neto, explica como estão sendo realizados os serviços seguindo os protocolos de higiene. “Diante do cenário atual, com essa pandemia, nós estamos trabalhando com medidas de segurança e de proteção dos nossos trabalhadores. Não adianta começar uma obra sem ter um protocolo de segurança. Então, aqui nós disponibilizamos álcool em gel, horário reduzido, entre outras medidas. Aproveito para explicar à população que, devido esse cenário, nós ficamos com a obra parada uns 100 dias e estamos retornando e avançando os serviços. Estamos com a concretagem já avançada com as rampas sendo feitas, a terraplanagem, e estamos trabalhando também na faixa central da pista. A previsão para entrega dessa obra ficou para o ano que vem, ainda no primeiro semestre. Porém, a parte do viaduto já pretendemos entregar até dezembro. Destaco aqui também que a parte de iluminação que já está pronta e será entregue à população”, informou o gestor.

O governador destacou que o projeto foi trabalhado com o objetivo de melhorar os acessos à capital e alavancar a economia do estado. “Esta obra é uma das mais importantes da capital e faz parte do programa Pró Piauí, que é um projeto de desenvolvimento econômico e social. Ela, na verdade, tem tanto impacto econômico, como social; gera empregos, são mais de 200 empregos gerados durante o decorrer da obra e vai alavancar a economia porque você tem um fluxo maior entre os municípios, o polo industrial e a cidade”, ressaltou Wellington Dias.

 

CCOM PI

Facebook