Picos(PI), 23 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

São João da Canabrava passa a contar com o Centro de Atendimento à Covid-19

O novo espaço de saúde será coordenado por uma enfermeira, por um médico e por uma técnica em enfermagem

27/08/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-2a944988c0806383e7.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-2a944988c0806383e7.jpg (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São João da Canabrava, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou para população, na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, um espaço de acolhida para as pessoas com síndromes respiratórias e com sintomas do novo coronavírus.

O Centro de Atendimento à Covid-19 está localizado ao lado da Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS), com uma moderna e aconchegante estrutura. A prefeita Mércia Abreu, juntamente com a secretária de saúde do município, Maikyane Luz e profissionais da área estiveram visitando o local, oficializando assim, a inauguração da obra.

O novo espaço de saúde será coordenado pela enfermeira, Edeyane Silva; pelo médico Pablo Ítalo e pela técnica em enfermagem, Valdinéia Carvalho.

De acordo com a secretária de saúde, antes os atendimentos dos pacientes com sintomas respiratórios e com suspeita do coronavírus eram realizados na UBAS, razão pelo qual tiveram que suspender todos os programas de saúde, estando acontecendo no local apenas atendimentos de urgência e emergências.

“Considero que hoje foi um dia importante para a saúde de São João da Canabrava, onde demos mais um passo na luta contra esta doença que está disseminada no mundo todo. Através deste Centro de Atendimento, iremos proporcionar para os pacientes mais conforto, mais segurança, sem falar que iremos retomar os atendimentos na UBAS, de forma gradual e planejada, de consulta de prevenção, com os hipertensos, diabéticos, com as gestantes e as consultas pediátricas”, destacou Maikyane Luz.

Já a prefeita Mércia Abreu lembrou que a gestão municipal tem realizado diversas ações no enfrentamento da Covid-19, porém que é necessário que a população faça sua parte, saindo de casa somente para realizar atividades essenciais, fazendo uso de máscara e sempre se preocupando com a higienização pessoal. “Não adianta somente a gestão está fazendo sua parte, a população também tem que contribuir para que possamos juntos evitar a disseminação deste vírus”, destacou.

A partir de agora as pessoas que estiverem com síndromes respiratórios ou sintomas da Covid-19, deverão se dirigir até o Centro de Atendimento, de segunda à sexta-feira, das 07h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, onde passarão por uma avaliação médica, onde os casos suspeitos serão notificados, sendo marcado a realização do teste e passado a medicação de acordo com o protocolo médico.

O Centro de Atendimento conta ainda com dois leitos, para caso surja algum paciente que precise ficar tomando soro ou em observação, fique neste local. Confirmado uma situação grave, o paciente é encaminhado imediatamente para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

 

Fonte: Folha Atual

 

Facebook