Geral
Conselho Tutelar alerta sobre participação de menores em eventos eleitorais
A participação nos eventos políticos é permitida desde que os adolescentes não recebam remuneração
Em 02/10/2018 por Jesika Mayara

Raimundo Nonato, presidente do Conselho Tutelar de Picos (Foto: Reprodução)

No período de campanha eleitoral em que é comum crianças e adolescentes participarem de eventos políticos, o Conselho Tutelar de Picos tem atuado no trabalho de orientação e fiscalização.

A participação dos menores em panfletagens, bandeiraços e/ou outros eventos é permitida, desde que os mesmos não tenham vínculo de trabalho e não recebam remuneração.

“Já orientamos os coordenadores que respondem pelos comitês que adolescentes, crianças que tiverem acompanhando qualquer candidato no período eleitoral eles podem ir, mas sem remuneração, e sempre na companhia de responsáveis”, afirmou Raimundo Nonato, presidente do Conselho Tutelar de Picos.

O conselheiro tutelar informou que o órgão tem recebido denúncias desta natureza e que as mesmas recebem atenção e estão sendo investigadas. Em caso da participação de menores com remuneração, configurando trabalho infantil, o candidato político, coordenação de campanha e os genitores serão responsabilizados judicialmente.

A punição é determinada pelo Ministério do Trabalho mediante pagamento de multa ou pena de 2 à 6 anos.

Como denunciar?

A população ao flagrar o menor em situação de trabalho infantil deve acionar a Polícia Militar e esta  diretamente contata o Conselho Tutelar que acompanhará o caso.

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2026 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.