Picos(PI), 17 de Maio de 2024

Matéria / Saúde

Piauí é o estado do Nordeste com maior investimento em saúde por habitante

Os dados analisados correspondem a 2019. A previsão é de maiores investimentos na área nos próximos anos

13/10/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-d0c26233def350b565.jpg (Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com )
P40G-IMG-d0c26233def350b565.jpg (Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com )

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) o Piauí é o estado do nordeste que mais fez investimento por habitante na área da saúde em 2019.Unindo as três esferas que foram apresentadas, federal, estadual e municipal,  o estado somou um investimento de R$ 1.139,58 por habitante na área da saúde.
Em segundo lugar da região se apresenta o estado do Sergipe, seguido por Rio Grande do Norte; Alagoas; Pernambuco; Paraíba; Ceará; Bahia e Maranhão. Em nível nacional o estado aparece na 15° posição dos investimentos.

O Secretário Florentino neto destaca que os investimentos em saúde no estado evoluíram ainda mais durante a passagem de 2019 para 2020, chegando a um nível nunca visto antes na história. “Nosso trabalho dentro da saúde do estado vem evoluindo cada vez mais, Nós já vínhamos trabalhando em investimentos antes da pandemia, e com a chegada dessa questão os investimentos aumentaram ainda mais. Além disso, temos previsões mais do que positivas  para a nossa rede, com mais investimentos, um exemplo disso é o PRO Saúde que irá melhorar ainda mais o nosso trabalho na saúde do Piauí”, destaca o secretário.

O PRO Saúde visa reestruturar toda a rede hospitalar do Piauí. O programa trabalhará com a concretização de 32 obras, com previsão de entrega até julho de 2021, melhoria da gestão dos hospitais, buscando mais eficiência e um tratamento mais humanizado ao usuário, otimização dos serviços de regulação e aquisição de equipamentos modernos para os hospitais.

“Nós esperamos ainda que, mais na frente , quando essa avaliação for feita em relação ao ano de 2020, os números do Piauí sejam ainda mais positivos, uma vez que foram feitos seguidos investimentos na nossa rede, devido a pandemia do novo coronavírus”, disse o secretário.

 

CCOM PI

Facebook