Picos(PI), 07 de Maio de 2024

Matéria / Saúde

Vigilância Sanitária de Picos intensifica fiscalizações para coibir aglomerações

01/02/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-6cbb9e90e69ff40bdd.jpg (Foto: Folha Atual)
P40G-IMG-6cbb9e90e69ff40bdd.jpg (Foto: Folha Atual)

A Coordenação de Vigilância Sanitária de Picos desde março de 2020 (período inicial da pandemia por Covid-19) tem trabalho ativamente para que as medidas preventivas contra o novo vírus sejam adotadas. Com a proximidade do período carnavalesco as fiscalizações tem sido intensificadas e o órgão tem recebido muitas denúncias.

As fiscalizações tem como alvo evitar os eventos públicos e/ou privados com aglomerações de pessoas que não estejam permitidos nos decretos estaduais e municipais

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Ana Lúcia Albuquerque, destacou que o momento que a humanidade enfrenta pede cautela e as medidas precisam ser cumpridas para evitar uma onda ainda mais grave da doença.

“Estamos aumentando as fiscalizações sanitárias. Picos está numa situação mais estável, porém não é o momento para flexibilizarmos, precisamos ter cautela diante dessa nova variante do Amazonas que é preocupante e mais agressiva. Além disso, estamos num período chuvoso que pode se tornar ainda mais complicado se associado com a dengue. Não é o momento para aglomerações, evento carnavalescos, pois com uso de bebida alcoólica as pessoas acabam esquecendo de adotar as medidas preventivas”, pontuou a coordenadora.

Desde o dia 29 de janeiro todos os comércios de Picos, dos mais variados segmentos, estão sendo visitados pela equipe da Vigilância Sanitária e recebendo as devidas orientações sobre os Decretos Estadual N° 19.445/2021 e Municipal Nº 27/2021.

“Nessas visitas os proprietários estão assinando uma declaração de ciência, orientando a Lei e argumentando sobre as penalidades. Já teve reunião com os organizadores de blocos, promoters, que não podem haver aglomerações. O que está sendo permitido são cultos religiosos, casamentos, batizados já agendados anteriormente”, ressaltou Ana Lúcia Albuquerque.

Diante das fiscalizações, o órgão tem trabalhado em parceria junto à Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Militar.

 

Fonte: Folha Atual

Facebook