Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Região de Picos terá chuvas abaixo da média em abril, diz climatologista

Boa parte dos municípios estão finalizando com números abaixo da média

29/03/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-9bd6b01f91cd027e80.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-9bd6b01f91cd027e80.jpg (Foto: Divulgação)

O climatologista Werton Costa destacou que a região de Picos terá chuvas abaixo da média no mês de abril. Segundo ele, apesar de ser o segundo mês com o maior volume chuvoso, a previsão é que haja decaimento nas chuvas.

“A climatologia de precipitação ou as médias previstas para abril são de um leve decaimento nos volumes chuvosos. Se temos março como o pico da estação, é a partir de abril que nós observamos uma queda suave, a chamada curva descendente da chuva, porém é o segundo mês mais chuvoso. Para os municípios sertanejos, abril é basicamente o final da estação, já é o último mês considerado chuvoso. Os modelos matemáticos de previsão vem apontando uma anomalia negativa para o Sertão, ou seja, nós teremos as chuvas de abril na faixa sertaneja, mas elas devem ficar ligeiramente abaixo da média, segundo a maior parte das modelagens”, informou professor Werton Costa.

Segundo ele, esse é o caso da região de Picos e de outros municípios limítrofes. “Nesse aspecto nos teremos as chuvas no Sertão, as chuvas da faixa sudeste piauiense, da região valenciana, microrregião de Picos, toda a faixa limítrofe com parte do Ceará, Pernambuco e Bahia, mas chuvas abaixo da média climatológica”, assegurou.

De acordo Werton Costa, mesmo fevereiro tendo sido um mês chuvoso, março deixou a desejar. Ele ainda relata que boa parte dos municípios estão finalizando com números abaixo da média.

“A estação chuvosa 2021 é caracterizada como profundamente regular, é uma irregularidade que afetou os volumes precipitados, a quantidade de chuva que caiu sob todo o território do Piauí. Mas, também uma irregularidade na distribuição, haja vista que essa chuva ficou concentrada na sua maioria na porção norte, centro-norte do estado, do litoral até parte do médio Parnaíba. Embora o mês de fevereiro tenha sido um mês mais abundante de chuvas, inclusive com muitos municípios atingindo a média ou superando, o mês de março ficou em dívida. Boa parte dos municípios, principalmente, os das faixas sul, serradeira e sertaneja estão finalizando seus números abaixo da média”, frisou.

Em fevereiro, Picos registrou uma chuva com mais de 98 milímetros, considerada a mais intensa nesta estação chuvosa.

Fonte: Cidadesnanet

Facebook