Picos(PI), 17 de Maio de 2024

Matéria / Política

Morre o ex-prefeito de Picos Abel de Barros Araújo

Ele estava internado na UTI do Hospital Regional Justino Luz desde o último domingo

06/04/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-454172f20a4e10397c.jpg Ex-prefeito Abel Barros morre aos 70 anos (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-454172f20a4e10397c.jpg Ex-prefeito Abel Barros morre aos 70 anos (Foto: Reprodução)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

O ex-prefeito de Picos, médico Abel de Barros Araújo, de 70 anos de idade, veio a falecer na madrugada de hoje, terça-feira, dia 06 de abril, por volta das 3h30 da manhã. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Justino Luz desde o último domingo, dia 04.

De acordo com informações, Doutor Abel, como era carinhosamente conhecido em toda a grande região, foi internado no HRJL após sofrer uma parada cardiorrespiratória, causada por agravamento de doença pulmonar de base. Com quadro de saúde grave e pressão muito baixa, os médicos não recomendaram sua transferência para outra unidade de maior excelência em saúde.

O corpo do ex-prefeito de Picos está sendo velado no Salão da PAF Vida, localizado na rua do Cruzeiro, em Picos. O sepultamento está marcado para às 17h desta terça-feira, no cemitério São Pedro de Alcântara, em Picos.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Abel de Barros Araújo exerceu dois mandatos de prefeito de Picos, sendo eleito pela primeira vez em 1982, ainda jovem e recém formado em Medicina. Na época exerceu mandato de seis anos à frente da Prefeitura, de 1983 a 1988. Os atuais municípios de Aroeiras do Itaim, Geminiano, Paquetá, Santana do Piauí, São João da Canabrava, São Luís do Piauí e Sussuapara integravam a área territorial de Picos. 

O então prefeito Abel foi o responsável pela execução de inúmeras obras de infraestrutura nessas regiões, notadamente nas áreas de educação, saúde, eletrificação rural e abastecimento de água.

 

Em 1992 foi eleito novamente, exercendo mandato de 1993 a 1996. Em 1998 foi eleito deputado estadual, com votação expressiva em Picos e nos municípios vizinhos, principalmente nos que foram emancipados durante suas gestões como prefeito. No último ano de seu mandato assumiu a Secretaria Municipal de Esportes de Teresina, na segunda gestão do prefeito Firmino Filho.

Mesmo exercendo influência política no município e na região, Abel não disputou mais nenhum cargo eletivo e dedicou o restante de sua vida ao exercício da Medicina, principalmente em atenção aos mais carentes.

Ele era irmão do ex-prefeito, ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Antônio de Barros Araújo, já falecido e tio do atual conselheiro do TCE, Kennedy Barros. Era também um dos proprietário da Rádio FM Cidade Modelo, a primeira FM de Picos. 

Abel foi casado com Alaíde Lima de Barros Araújo, com quem teve quatro filhos, os médicos Marx Lima, Tânia e Abel Filho e a advogada Carol Barros Araújo.

A equipe do Portal Picos 40 Graus manifesta o mais profundo pesar aos familiares enlutados e amigos do ex-prefeito Abel de Barros Araújo.
 

Facebook