Picos(PI), 06 de Maio de 2024

Matéria / Cidades

Em Picos, moradores constroem passagem molhada através de recursos da própria comunidade

Segundo moradores do povoado Alto dos Canutos, zona rural de Picos, a espera pela reforma da passagem molhada já durava mais de 10 anos

26/05/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-3e9bc7bf8bc547b6d8.jpeg A ponte fica localizada no povoado Alto dos Canutos (Foto: G1 Piauí)
P40G-IMG-3e9bc7bf8bc547b6d8.jpeg A ponte fica localizada no povoado Alto dos Canutos (Foto: G1 Piauí)

Moradores do povoado Alto dos Canutos, em Picos, reuniram-se e fizeram uma "vaquinha" para construir por conta própria uma ponte sobre o rio Guaribas, que liga a região à comunidade Boa Fé, no Sul do Piauí. Segundo eles, a espera pela reforma do local já durava mais de 10 anos. O G1 procurou a Prefeitura de Picos, que não se posicionou sobre o caso até o fechamento desta reportagem.

A ponte possui cerca de 35 metros e foi construída durante três dias, em regime de mutirão. Os gastos da obra foram custeados por 40 moradores, que estimam que o valor total seja de R$ 7 mil.

Antes da ponte ser construída, alguns moradores faziam a travessia em uma passagem improvisada de madeira, outros optavam por estradas alternativas e desvios de até 10 km da região, o que provocava diversos transtornos.

A ideia de construir a passagem surgiu com o trabalhador de construção civil Galileu Gomes, de 35 anos. Segundo ele, durante o período chuvoso, a comunidade chegava a ficar completamente isolada porque o volume de água no rio Guaribas aumentava e dificultava a travessia.

“A gente cansou de esperar. Pensamos que quando mudasse a gestão em 2021, a ponte finalmente fosse ser construída, mas nem falaram nela. Era só promessa. Há uma década os políticos chegam aqui no tempo da eleição e falam que vão resolver o problema, mas não resolveram, então nos mobilizamos e fomos lá”, contou Galileu.

Para comemorar a construção, os moradores organizaram uma cerimônia de inauguração da ponte, que deve acontecer no domingo (30).

Com informações do Portal G1 Piauí

Facebook