Picos(PI), 14 de Maio de 2024

Matéria / Saúde

Secretaria de Saúde de Picos realiza aplicação de doses da vacina Pfizer neste sábado e domingo

O público-alvo são pessoas de 45 a 59 anos do grupo prioritário de comorbidades

29/05/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-7a9b8d1562c58a8f4f.jpg O Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) que fica localizado na rua projetada, nº 338, bairro catavento (Foto: ASCOM da Prefeitura de Picos)
P40G-IMG-7a9b8d1562c58a8f4f.jpg O Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) que fica localizado na rua projetada, nº 338, bairro catavento (Foto: ASCOM da Prefeitura de Picos)

 

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI) destinou a cidade de Picos 474 doses de vacinas da fabricante Pfizer que estão sendo aplicadas hoje (sábado) e amanhã (domingo) no Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) que fica localizado na rua projetada, nº 338, bairro catavento, por trás do Posto P da Silva.

 

Segundo a Coordenadora Municipal de Imunização, Mariana Fontes, o público-alvo estão sendo as pessoas do grupo prioritário portadores de comorbidades ou doenças graves:

“Ontem, sexta-feira, recebemos um quantitativo de 474 doses da vacina Pfizer e hoje demos inicio de manhã a vacinação das pessoas que tinham de 50 a 59 anos de idade e a tarde de 49 a 59 anos de idade com alguma das comorbidades elencada pelo Ministério da Saúde que esteja apta a receber a vacina. E neste domingo, daremos sequência a vacinação de 08 às 12 horas, vacinaremos pessoas de 47 anos ou mais, e de 13 horas às 17 horas vacinaremos pessoas de 45 anos ou mais. A vacinação no CIEM está sendo rápida, tranquila, organizada e, principalmente, sem aglomerações e as doses serão destinadas de forma gradativa, reforçando o atual cronograma de vacinação”, afirmou Mariana.  

 

A Diretora do CIEM, Drª Yara Portela, informou que a equipe de imunização participou de treinamento específico para se adequar aos requisitos exigidos para administração e aplicação das doses:

“A Secretaria Municipal de Saúde escolheu o CIEM como local de aplicação das vacinas Pfizer porque esta vacina precisa ser armazenada em condições especiais de temperatura negativa e para ser aplicada precisa ter serviços de atendimentos médicos de Urgência e Emergência no local para atender o paciente em caso de reação adversa. Por protocolo, os vacinados ficam em observação por 15 minutos, entretanto, felizmente, até o momento, não houve nenhum caso de efeito adverso, o que mostra que a vacina é segura e eficaz”, pontuou Yara.

 

Anvisa autoriza novas condições de conservação para vacinas da Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (28) novas condições de conservação e armazenamento para a vacina Comirnaty, produzida pela Pfizer/Wyeth. O novo texto de bula estende de cinco para 31 dias o tempo para que a vacina seja mantida em temperatura controlada entre 2 graus Celsius (ºC) a 8ºC.

Segundo a Anvisa, para aprovar as novas condições a agência avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina, que servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração.

Ontem, o Ministério da Saúde anunciou a chegada de mais 2,3 milhões de doses da vacina da Pfizer nos primeiros dias de junho. A expectativa é que no próximo mês sejam importadas 12 milhões de vacinas da farmacêutica. O Governo Federal tem dois contratos assinados com a Pfizer que totalizam a importação de 200 milhões de vacinas até o fim deste ano.

 

Estudo mostra eficácia de 97% da Pfizer em evitar casos sintomáticos

Um estudo conduzido em Israel junto a profissionais da área de saúde e publicado no Journal of the American Medical Association (Jama) mostrou que a vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer reduziu as infecções sintomáticas pela doença em 97%, ao passo em que diminuiu as assintomáticas em 86%.

O estudo foi conduzido junto a 6.710 profissionais da área de saúde, dos quais 5.953 receberam ao menos uma dose da vacina, 5.517 receberam as duas doses e 757 não foram vacinados. Eles foram acompanhados por um período de 63 dias, entre de 20 de dezembro de 2020 e 25 de fevereiro de 2021.

Facebook