Picos(PI), 14 de Maio de 2024

Matéria / Saúde

Hospital Justino Luz inicia cirurgias por vídeo com participação do Governador Wellington Dias

02/07/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-970271a611a43e14d0.jpeg As principais vantagens são a diminuição do sangramento e das dores no pós-operatório e menor tempo de internação (Foto: Assessoria do HJRL)
P40G-IMG-970271a611a43e14d0.jpeg As principais vantagens são a diminuição do sangramento e das dores no pós-operatório e menor tempo de internação (Foto: Assessoria do HJRL)

 

O governador Wellington Dias participou, por meio de videochamada, da primeira cirurgia por videolaparoscopia do Hospital Justino Luz,  um marco histórico para a região. De Picos, participaram da solenidade o coordenador do PRÓ Piauí, Rafael Fonteles, o ex-diretor da Fepiserh, o deputado Pablo Santos, a diretora técnica Nara Nunes e a diretora do Hospital, Samara Sá. 


Com a cirurgia, o Hospital Justino Luz integrou a lista de 15 hospitais do Estado que participaram do Marco Regulatório da Laparoscopia, uma ação pioneira no Brasil. O Hospital Getúlio Vargas, outra unidade administrada pela Fepiserh, também participou da ação com cirurgias. 

“São procedimentos mais modernos, menos invasivos e que promovem uma recuperação mais rápida dos pacientes. No momento do lançamento, 15 hospitais em todo o Piauí estavam realizando cirurgias simultaneamente. São os serviços chegando onde o piauiense mais precisa”, destaca o governador. 

 

As principais vantagens da videolaparoscopia são a diminuição do sangramento e das dores no pós-operatório e menor tempo de internação, permitindo uma maior rotatividade nos leitos.“ Estou muito feliz em poder participar e contribuir com meu conhecimento em laparoscopia junto a equipe do Justino Luz, destacou o coordenador de Cirurgia Geral,  Eder Rocha. 

A diretora geral do Justino Luz, Samara Sá, ressalta os benefícios do tipo de procedimento para o paciente. “Nossa população só tem a ganhar com esse equipamento de videolaparoscopia, com ele poderemos realizar cirurgias com menor risco de infecção”, afirma Samara.

 

 

O presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues, destaca que esse tipo de procedimento, além de promover uma recuperação mais rápida por ser menos invasivo, vai trazer economia para o paciente e para o Hospital. “ Esse paciente vai passar menos tempo no hospital, portando vai gerar uma economia de remédios e insumos. Em casa, ele também vai precisar de menos medicamentos e vai poder voltar mais rápido às suas atividades”, destaca o presidente. 

 

O ex-presidente da Fepiserh, o deputado Pablo Santos, iniciou o projeto para a implantação das cirurgias. “Agradeço o governador Welligton Dias e o coordenador do PRÓ Piauí pelo empenho para tornar as cirurgias por videolaparoscopia uma realidade no Hospital Justino Luz”.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Hospital Regional Justino Luz

Facebook