Picos(PI), 15 de Maio de 2024

Matéria / Política

Candidatos de Picos e região são homologados em convenção

A aliança governista encabeçada pelo PT lançou vários nomes da região aos cargos de deputado estadual e federal

25/07/2022 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-046b7b751c71bcb997.jpg Convenção dos partidos da base de sustentação do Governo do Estado (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-046b7b751c71bcb997.jpg Convenção dos partidos da base de sustentação do Governo do Estado (Foto: Gelimar Moura)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

Em grande convenção realizada no último sábado, dia 23, foram homologados os nomes dos candidatos majoritários e proporcionais dos partidos que integram a aliança governista, que é encabeçada pelo PT com o apoio de MDB, PSD, PV, PCdoB, Solidariedade, Agir, PROS e PSB. 

O grupo tem Rafael Fonteles (PT) como candidato a governador, Themístocles Filho (MDB), como candidato a vice-governador e Wellington Dias (PT) como candidato ao Senado. Representando Picos e grande região, vários nomes também foram homologados, em convenções de seus respectivos partidos.

O ex-governador Wilson Martins (PT), que é filho de Santa Cruz do Piauí, disputará o mandato de deputado federal. Ele governou o Estado entre 2011 e 2014, tendo também exercido os mandatos de deputado estadual e vice-governador.

Em busca de seu terceiro mandato, o deputado estadual Pablo Santos (MDB) é de família tradicional de Picos, sendo filho do ex-deputado estadual por sete mandatos, Warton Santos e neto do ex-senador Waldemar de Moura Santos. Pablo também foi o primeiro presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH).

José Icemar Lavor Néri, mais conhecido como Nerinho (PT), vai concorrer ao sexto mandato de deputado estadual. Ele é filho do ex-prefeito de Picos e ex-deputado estadual, José Néri de Sousa. Em sua trajetória política, Nerinho já ocupou os cargos de secretário estadual de Turismo e do Desenvolvimento Econômico.

A vice-prefeita de Picos, Cecília Néri, a Xandú, dois anos após concorrer sua primeira eleição vai enfrentar uma nova empreitada, desta vez disputando o mandato de deputada federal. Ela é irmã do deputado Nerinho e filha de Zé Néri.

Filho do ex-prefeito de Picos, ex-deputado estadual e atual conselheiro do TCE, Kleber Eulálio, o atual deputado estadual Severo Eulálio Neto, que carrega o nome do avô, o ex-prefeito e ex-deputado federal Severo Maria Eulálio, vai concorrer ao terceiro mandato. No pleito de 2018 foi o mais bem votado de sua legenda, o MDB e o quinto entre todos os concorrentes do Estado ao cargo de deputado estadual.

O médico Gutenberg de Moura Rocha (MDB) coloca seu nome novamente numa disputa eleitoral, desta vez concorrendo ao mandato de deputado estadual. Ele já concorreu aos cargos de deputado federal, prefeito de Picos e na eleição passada se candidatou a vice-prefeito na chapa de Araujinho (PT). Também de família tradicional, ele é filho do ex-vereador de Picos, Dagoberto de Araújo Rocha e irmão do ex-prefeito de Alagoinha do Piauí, Clodoaldo Rocha.

Outro representante da região de Picos que teve seu nome homologado na convenção é José Maia Filho, ex-prefeito de Itainópolis e ex-deputado federal. Mainha, como é mais conhecido, vai concorrer novamente o mandato na Câmara Federal pelo Solidariedade, legenda pela qual já disputou esse cargo em 2014. Além de presidente da APPM, Maia Filho também foi superintendente do Escritório de Representação do Piauí em Brasília (DF).

Esposa do deputado federal Júlio César e mãe do deputado estadual Georgiano Neto, Jussara Lima (PSD) vai concorrer como primeira suplente do candidato a senador Wellington Dias. Ela é natural de Fronteiras, município onde já disputou a Prefeitura e exerceu o cargo de vice-prefeita.

Facebook