Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Pai de vice-prefeito vai dar nome a colégio em Sussuapara

Projeto de lei foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores na noite de ontem

19/08/2022 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-1a5e237d114c64243d.jpg Sessão da Câmara de Sussuapara contou com a presença dos familiares do homenageado (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-1a5e237d114c64243d.jpg Sessão da Câmara de Sussuapara contou com a presença dos familiares do homenageado (Foto: Divulgação)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

Por iniciativa do vereador Antônio Manoel dos Santos, presidente da Casa, a Câmara Municipal de Sussuapara aprovou na sessão ordinária da noite de ontem, quinta-feira (18), o projeto de lei que denomina de João Cândido de Moura a unidade escolar do povoado Vila Nova. 

A proposta, que se tornará lei após sanção do Executivo Municipal, homenageia de maneira póstuma o pai do atual vice-prefeito do município, Francisco das Chagas Moura, o Chaguinha.

Em sua justificativa para apresentação do projeto em plenário, o vereador Antônio Ramiro, como é mais conhecido, destacou que a homenagem faz jus à trajetória de João Cândido de Moura, que começou a dar aulas particulares na Localidade Vila Nova ainda em meados da década de 1950.

Ele também exerceu os ofícios de marceneiro e agricultor, como também de servidor da Justiça Eleitoral, o que lhe oportunizou fazer amizades com diversas autoridades daquela época, como o ex-governador do Piauí, Helvídio Nunes de Barros.

No início da década de 1980, João Cândido chegou a ganhar os prêmios de produtor modelo desde o nível local ao nacional, recebendo inclusive uma medalha de ouro das mãos do então presidente da República, João Figueiredo, sendo o primeiro piauiense a receber tal honraria. “João Cândido veio a falecer no mês de maio de 2000, deixando um grande legado para as atuais e próximas gerações de Sussuapara e tal homenagem é pertinente e honra sua memória” – comentou o autor do projeto.

Facebook