Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Feira da Agricultura Familiar da Maria Preta é realizada em Simões

29/08/2022 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-52df5443ee7ddbaf22.jpg (Foto: Folha Atual)
P40G-IMG-52df5443ee7ddbaf22.jpg (Foto: Folha Atual)

Tudo aconteceu como estava previsto. A primeira “Feira da Agricultura Familiar da Maria Preta” foi realizada na manhã deste domingo, 28 de agosto, na Praça do povoado Maria Preta, zona rural do município de Simões, com a presença de centenas de pessoas, algumas que vieram comercializar seus produtos e outras que foram comprar.

O evento foi uma realização da ONG Chapada, por meio do Projeto Pecuária Sustentável e Geração de Renda, em parceria com o Bando do Nordeste do Brasil (BNB); EMATER e moradores da comunidade, tendo total apoio da Prefeitura de Simões

A Feira teve como objetivo valorizar e incentivar a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar, do artesanato e de comidas típicas.

Evento atraiu grande número de pessoas

Na feira foram comercializados produtos da agricultura familiar, como tomate, melancia, banana, cheiro verde, pimentão, laranja, limão, e ainda, mel de abelha, peixe, carnes, como também o artesanato, animais e comidas típicas.

Para deixar o ambiente mais alegre, a gestão municipal contratou um paredão com sanfoneiros animando toda manhã.

Sanfoneiros animaram evento

Presente no evento, o coordenador geral da ONG Chapada, Tales Matos, enalteceu a gestão do prefeito por apoiar o projeto. “Quero agradecer aqui o prefeito Zé Wlisses e parabeniza-lo pelo apoio a este evento. É muito bom ver uma gestão que sempre busca melhorias para a comunidade, principalmente, através da comercialização. Aqui no povoado Maria Preta a gente buscou trabalhar com 25 famílias, desta localidade e das comunidades Quilombolas Berimbau, Tabuleiro e Belmonte. Estamos felizes em hoje consolidarmos algumas das ações que já vem sendo desenvolvidas por aqui. Ações como as de hoje são importantes para garantir uma vitrine para que os agricultores tragam seus produtos e possam contar suas histórias”, destacou.

Tales Matos, coordenador da ONG Chapada

Durante seu discurso, na cerimônia inaugural da Feira da Agricultura na comunidade, o prefeito Zé Ulisses destacou a importância do projeto. “Uma oportunidade em que as pessoas desta comunidade e até de outros povoados do município têm de comercializar seus produtos e a partir daí gerar uma renda extra. Fica oficializado esta feira todos os domingos pela manhã sempre com total apoio da Prefeitura. Agradeço aos parceiros e desejo sucesso a todas as pessoas que por aqui vierem comercializar seus produtos”, disse.

Prefeito garantiu apoio para realização da feira

“Além da comercialização dos produtos que são produzidos aqui na região, esta feira também oportuniza momentos de interação entre as famílias, onde as pessoas podem se reencontrar e bater um bom papo no fim de semana. Vamos pedir a Deus e incentivar as pessoas para que essa feira continue e que a gente possa estar sempre presente. Parabenizo a ONG Chapada, aos comerciantes e o prefeito que firmou esta parceria para que tudo isso possa estar acontecendo”, disse Edilberto Carvalho, secretário de Administração da Prefeitura de Simões.

Edilberto Carvalho, secretário de Administração

Participaram também do evento, além dos já citados, a primeira-dama, Isamária Dantas; a vice-prefeita, Claudeir Feitosa; o Chefe de Gabinete, Magno Dantas; representantes da ONG Chapada; do BNB; vereadores; secretários municipais e moradores do município.

 

Feira aquece economia

Durante a 1ª Feira da Agricultura Familiar da Maria Preta a nossa reportagem conversou com alguns comerciantes, oportunidade em que eles manifestaram alegria em participar do evento.

Francisco Lorentino de Carvalho, morador do povoado Maria Preta, trouxe alguns animais para serem comercializados no local (ovelhas). “Aqui está melhor que a Feira em Jaicós, onde vendi meus animais logo que cheguei. Vou sempre ficar trazendo durante esta feira”, disse.

Francisco Lorentino de Carvalho

Já o açougueiro Neném, afirmou que aumentou suas vendas durante a feira. “Além dos clientes que eu já tinha, consegui outros durante este evento. É um grande incentivo que acredito que só irá aumentar”, destacou.

Neném

 A vendedora de produtos oriundos da Agricultura Familiar, conhecida por Tuca, disse que veio da zona urbana vender seus produtos na feira do povoado Maria Preta e que não se arrependeu, pois segundo ela, às vendas foram ótimas. “Um evento maravilho, igual ao nosso prefeito que está apoiando e dando esta oportunidade para a gente vir vender nossos produtos aqui”, finalizou.

 

Torneio de Futsal

Fazendo parte da programação de inauguração da 1ª Feira da Agricultura Familiar da Maria Preta, a Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Esportes, promoveu um Torneio Feminino de Futsal.

Torneio feminino de futsal foi realizado

Quatro equipes disputaram a premiação, sendo Vila Maria e Barcelona, representantes do povoado Maria Preta; Pé da Serra, da localidade com o mesmo nome, e ainda, a equipe da cidade de Padre Marcos, que se consagrou campeã ao derrotar por 3X2 a Vila Maria.

Premiação aconteceu no final do jogo

No final, o prefeito Zé Wlisses e demais autoridades fizeram a entrega dos troféus e medalhas para as duas equipes que se destacaram, além de R$ 700 para a campeã e R$ 500 para a equipe vice-campeã do torneio.

Equipe de Padre Marcos foi a campeã

Vila Maria conquistou segunda colocação

 

Fonte: Folha Atual

Facebook