Picos(PI), 13 de Maio de 2024

Matéria / Geral

Atraso na entrega de sementes prejudica agricultores picoenses

A demora poderá prejudicar a safra deste ano.

20/01/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
91868d00d0f5b9e87297f63eef25.jpg Presidente do Sindicato dos Agricultores de Picos, Ricardo Araújo. (Foto: Jesika Mayara)
91868d00d0f5b9e87297f63eef25.jpg Presidente do Sindicato dos Agricultores de Picos, Ricardo Araújo. (Foto: Jesika Mayara)

A chegada do período chuvoso alegrou os mais de quatro mil agricultores picoenses que já preparam a terra para iniciar as plantações, porém, atraso na entrega de sementes por parte da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), poderá comprometer a safra.

O presidente do Sindicato dos Agricultores de Picos, Ricardo Araújo, os agricultores estão animados, porém, o plantio ainda está comprometido.

“Tivemos quatro anos de percas, dessa forma os agricultores não têm as sementes de milho, feijão e arroz para estar efetuando suas plantações. A previsão era que a entrega fosse feita mais cedo, pois isso já havia sido discutido no passado durante a entrega das sementes do plano safra 2014-2015, uma vez que as mesmas também chegaram de forma tardia. A promessa era que nesse plano safra elas chegariam mais cedo”, disse o presidente.

Ricardo afirmou que as sementes vendidas no comércio, além de não serem adequadas, são caras. “Pra se ter ideia, um quilo de semente da pra comprar um saco de milho. Se as plantações tivessem começado no inicio do mês com as primeiras chuvas com certeza, os cultivos já estavam nascidos e já estavam se fazendo as primeiras capinas”.

A informação que o sindicato possui é que as sementes devem chegar ainda nesta semana, porém, apenas de feijão, sovo e palma forrageira. Os agricultores não serão agraciados com as sementes de milho que é uma das principais culturas da região.

Ricardo teme que aconteça o mesmo problema do ano passado, uma vez que com as sementes só chegaram aos agricultores, no final do período chuvoso, onde se perdeu metade dos grãos.

 

Facebook