Picos(PI), 27 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Saúde de Sussuapara encerra programação do Outubro Rosa com palestra e testes de prevenção

Na oportunidade, foram compartilhadas informações mais recentes sobre o Câncer de Mama e o Câncer do Colo de Utero

29/10/2022 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-7752a6f96a42a82188.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-7752a6f96a42a82188.jpg (Foto: Divulgação)

Por João Paulo Leal - Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara realizou na última quinta-feira (27), o encerramento das ações da campanha Outubro Rosa no município. O evento consistiu na realização de palestra no espaço coberto da Academia de Saúde do bairro Novo Paquetá e testes de prevenção com exames clínicos das mamas na Unidade Básica de Saúde daquele bairro, com o objetivo de conscientizar as mulheres sussuaparenses acerca do Câncer de Mama e do Câncer do Colo de Útero.

Durante a palestra, a secretária de Saúde Rayla Nascimento Leal, a enfermeira Nice Policarpo e a fisioterapeuta Thaís Rocha, abordaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Na oportunidade, foram compartilhadas informações mais recentes sobre essas doenças.

As profissionais ressaltaram que o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. 

“O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde” – comentou Nice Policarpo.

Thaís Rocha lembrou, na ocasião, que toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Ela ainda enfatizou sobre questões hereditárias, a importância do autoexame e também da rotina de vida com bons hábitos alimentares e prática de atividade física.

A secretária Rayla Nascimento destacou que o sistema de Saúde em Sussuapara dispõe de profissionais treinados para o diagnóstico precoce e, se necessário, a paciente pode ser encaminhada para realização de exames mais específicos e até tratamento especializado na capital, contando inclusive com casa de apoio.


 

Facebook