Picos(PI), 06 de Maio de 2024

Matéria / Cidades

Barroso Neto parabeniza Santa Cruz do Piauí pelos seus 66 anos

22/12/2022 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-694b3cd80aaf97f328.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-694b3cd80aaf97f328.jpg (Foto: Reprodução)

Nesta última terça-feira (20), a cidade de Santa Cruz do Piauí completou 66 anos de emancipação política e administrativa.

O prefeito, Barroso Neto (PT), usou as redes sociais para parabenizar o município santacruzense pelo seu aniversário.

“É uma data especial a todos nós. Nossa querida cidade completa 66 anos de emancipação política. Somos apaixonados assumidos por nossa cidade, e o futuro nos move a trabalhar mais e mais. Parabéns Santa Cruz Do Piauí?! Vamos juntos santacruzenses e contem sempre comigo”, destacou Barroso Neto.

História

A Fazenda Tranqueira, de propriedade de Manoel Clementino de Souza Martins, foi o primeiro núcleo a se formar no atual Município, no Século XIX. A cera de carnaúba, com boa cotação, levou Manoel Clementino a recrutar grande número de trabalhadores para sua exploração, resultando no desenvolvimento do povoado, mais tarde, transferido para Estreito, local de uma concorrida feira livre.

O povoado, situado às margens do Rio Itaim cresceu rapidamente. Entretanto, em 1940, em virtude dos rigores do inverno, chegou a ser quase totalmente destruído pelo rio. O fato levou a população a decidir pela transferência para local mais seguro, a um quilômetro do primitivo núcleo.

A primeira casa construída foi a do fundador Manoel Clementino, em 1943. A localidade recebeu a denominação de Santa Cruz. Em 1956, erigiu-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Santana, padroeira da cidade.

Em 30 de novembro do mesmo ano, Santa Cruz se torna um município, sob nome de Santa Cruz do Piauí, emancipando-se de Oeiras.

Com informações do Wikipédia

Facebook