Picos(PI), 27 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Raio atinge residência em Campo Grande do Piauí

23/12/2022 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-9891ce5ceffbf040de.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-9891ce5ceffbf040de.jpg (Foto: Reprodução)

Instalação de energia danificada, aparelho eletrônico queimado, painel quebrado e uma mancha na parede da sala, foram alguns dos prejuízos causados por um raio que atingiu uma residência na cidade de Campo Grande do Piauí, assustando os moradores.

O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (22). Campo Grande registrou forte chuva no dia de ontem. A cidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), estava em alerta amarelo, que indica Perigo Potencial de chuvas intensas.

A casa atingida pelo raio foi a do ex vereador Pilé, que fica no bairro Novo Horizonte. Segundo informações repassadas ao Cidades Na Net pela filha de Pilé, Marla Oliveira, o raio caiu por volta das 15:40, após a chuva.

No momento do ocorrido três pessoas estavam na residência. Ninguém se machucou, mas Marla conta que por pouco, sua mãe não foi atingida. “Na casa dos meus pais o raio destruiu o painel da sala, queimou a TV, queimou a instalação inteira de energia lá de casa. A casa dos meus pais pegou fogo na rede de energia, ficou coberto de fumaça na hora. Por questão de segundos na atingiu minha mãe, pois foi logo após ela desligar a tv da tomada e sair”.

A casa de Pilé não foi a única com problemas. Outras residências também tiveram danos. “O mesmo raio causou estragos em várias casas ao redor. Na casa da minha outra tia queimou o motor do portão, a bomba e a bomba de água. Na casa de outra tia queimou o contador de energia e o aparelho de celular que estava conectado a tomada” conta Marla.

A jovem ainda disse que tem ocorrido muitos casos de raios na região e deixou um alerta para que os moradores sejam cuidados, e desliguem seus aparelhos em dias chuvosos.

Precauções

Algumas precauções devem ser tomadas em caso de tempestade, se a pessoa estiver dentro de casa: evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; não ter contato com objetos com estrutura metálica; evite mexer no celular; não usar aparelhos elétricos; não manter aparelhos conectados nas tomadas; evitar que as crianças cheguem perto de tomadas e evitar o uso do adaptador ou multiplicador de tomadas.

Já fora de casa é importante não chegar perto de objetos metálicos e também evitar estar perto de locais como campos abertos, campos de futebol ou mesmo piscinas. É importante também procurar abrigo dentro de edificações, evitando árvores, já que as mesmas atraem os raios. Veículos não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda

Novo alerta

Há poucos minutos o INMET divulgou um novo alerta, agora vermelho, que indica perigo de chuvas intensas. Campo Grande e outros 68 municípios do Piauí estão na lista do aviso meteorológico.

O alerta é válido até as 11 horas deste sábado (24) e aponta chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Também estão alerta as cidades de Alagoinha, Alegrete, Belém do Piauí, Betânia, Caldeirão Grande do Piauí, Caridade, Curral Novo do Piauí, Ipiranga, Jacobina, Massapê do Piauí, Patos, Santana do Piauí e Vila Nova.

 

Cidades na Net

Facebook