Picos(PI), 08 de Maio de 2024

Matéria / Política

Olavo deixa o TCE, Rejane Dias assume vaga e Merlong será titular na Câmara Federal

Conselheiro vai se aposentar do tribunal para assumir a presidência do Banco do Nordeste

23/12/2022 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-ac0bea0085803b9619.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-ac0bea0085803b9619.jpg (Foto: Reprodução)

Da Redação

O conselheiro Olavo Rebelo de Carvalho Filho, de 68 anos, vai renunciar nesta sexta-feira (23) ao cargo no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A carta renúncia estava prevista para ser apresentada ao presidente daquela Corte de Contas, Kanedy Barros, ainda na manhã de hoje, dia 23. Ele se aposenta do tribunal para assumir a presidência do Banco do Nordeste. A informação é do jornalista Luiz Brandão, do portal Piauí Hoje, de Teresina.

Com a renúncia, a governadora Regina Sousa indicará a deputada federal Rejane Dias para a vaga no TCE. Regina deve encaminhar o nome de Rejane ainda hoje para a Assembléia Legislativa para os deputados apreciarem e aprovarem ou não a indicação.

Rito

Com a renúncia de Olavo, o presidente do TCE, Kennedy Barros declara vacância do cargo. Como a vaga atual é de indicação do Poder Executivo, a governadora envia à Assembléia o nome indicado para análise dos deputados. Sendo aprovado, o presidente da Assembléia, deputado Themístocles Filho, envia o nome do novo conselheiro de volta ao Karnak para nomeação. E o TCE se encarrega da posse.

De acordo com a fonte do portal, o nome de Rejane Dias será enviado à Assembléia ainda nesta sexta-feira pela governadora Regina Sousa. A Assembléia deverá ter uma convocação extraordinária na segunda-feira, 26, para apreciar a indicação de Rejane Dias ao TCE.

Com a mudança, o deputado federal Merlong Solano, que não conseguiu se reeleger em outubro, assumirá como titular, novamente, em 1º de fevereiro, na vaga de Rejane Dias, para o mandato de quatro anos. Merlong é o primeiro suplente do PT.

Olavo Rebelo tem 68 anos. É bancário aposentado do Banco do Brasil e foi indicado ao TCE pelo então governador Wellington Dias, agora senador eleito e futuro ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

Fonte: Blog do Luiz Brandão, Piauí Hoje

Facebook