Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Palestra sobre saúde mental marca campanha Janeiro Branco em Sussuapara

A atividade visa a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental

28/01/2023 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-459bdab3f659220a55.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-459bdab3f659220a55.jpg (Foto: Divulgação)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara promoveu no último dia 26, quinta-feira, uma palestra com a participação de seus servidores e colaboradores, tendo como tema principal a saúde mental. O evento, que ocorreu no auditório da secretaria, também marcou a campanha Janeiro Branco no município.

Na oportunidade, a psicóloga Jéssica Lacerda proferiu palestra sobre a saúde mental no trabalho, problemas mais comuns e como buscar tratamento. “Quantas pessoas estão passando por momentos de angústia, dificuldades relacionadas à saúde mental e não sabem a quem procurar e nem como se expressar. Por isso, quando você tem essa consciência de que precisamos conhecer a nós mesmos, trabalhar o autoconhecimento e buscar ajuda de um profissional, é muito importante”, destacou.

Jéssica Lacerda comentou, ainda, que e o estresse no trabalho é uma das principais causas de problemas de saúde mental e pode ser causado por uma variedade de fatores. Ela acrescenta que o estresse prolongado também pode levar a problemas como ansiedade e depressão, podendo causar, ainda, problemas físicos, como dores de cabeça e problemas cardíacos.

Presente na palestra, a secretária municipal de Saúde, Rayla Nascimento Leal, ressaltou que o intuito da Secretaria é sempre trabalhar com a prevenção, por isso a importância de um momento como esse. “É de extrema importância que esses profissionais recebam essas orientações, pois são eles que cuidam da saúde primária da população e podem passar por momentos, situações ou até dias ruins que abalem a saúde mental” – destacou.

O prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, também esteve presente e elogiou a iniciativa. “A gente sabe que é melhor prevenir as doenças ao invés de tratá-las, até por questões de bem-estar. Então, quando nós trazemos esse evento é para evitar qualquer tipo de adoecimento mental e para que também possam saber identificar quando precisam de uma ajuda profissional”, concluiu.

 

Facebook