Picos(PI), 05 de Maio de 2024

Matéria / Cidades

Professores de língua portuguesa participam de formação em Santa Cruz do Piauí

08/02/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-a671772dfb2a7ba0c3.jpeg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-a671772dfb2a7ba0c3.jpeg (Foto: Reprodução)

Professores de língua portuguesa das redes municipal e estadual de educação de Santa Cruz do Piauí participaram de uma formação com o professor Cineas Santos.

O evento, que aconteceu nos dias 06 e 07 de fevereiro, foi uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Piauí com a Secretaria de Educação do Estado do Piauí e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

De acordo com secretária de educação do município, Marinalva Gonçalves, foram dois dias de muito aprendizado.

“Essa formação faz parte de uma seria de formações que serão realizadas na educação este ano. Os investimentos na educação no município através do nosso prefeito, Barroso Neto, não param”, disse a secretária.

Cineas Santos

Cineas Santos é um professor, poeta e escritor piauiense, com atuação cultural desde os anos 1970.

Após a sua visita a Santa Cruz do Piauí, o poeta escreveu um poema sobre a cidade. Confira:

ECOS DE SANTA CRUZ DO PIAUÍ

Entre morros e carnaubais, desponta uma cidadezinha simpática, com um morro agudo, uma igrejinha elegante, ruas limpas e uma gente hospitaleira. Trata-se Santa Cruz do Piauí. Desmembrado de Oeiras em 1956, o pequeno município nasceu em torno de uma fazenda (Tranqueira) na qual se beneficiava palha de carnaúba para extração de cera. A população não chega a 7 mil habitantes. A principal atração turística da cidade é uma piscina térmica alimentada por um poço jorrante. Acredita-se que a água morna, rica em enxofre e outros minerais, possui propriedades medicinais. Nada mais sei sobre a cidade.

Como parte do programa Educação Continuada, mantido pela SEDUC, passei dois dias (6 e7/02/23) na cidade conversando com os professores do município. Aprendi mais que ensinei e regressei a Teresina “lambuzado de carinho”, para usar a expressão criada por uma dileta amiga. Para um velho professor como eu, nada mais gratificante do que conversar com professores jovens, alguns com idade para serem meus netos. A vida tem sido generosa comigo.

Facebook