Picos(PI), 28 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Moradores da zona rural de São Luís do Piauí sofrem ilhados em épocas de chuva

Os maiores prejudicados com a falta de pontes sobre rios e riachos são os estudantes e idosos

17/03/2023 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-915b7cbfd289b75ea0.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-915b7cbfd289b75ea0.jpg (Foto: Divulgação)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação


Os moradores da zona rural do município de São Luís do Piauí convivem com o drama do isolamento em decorrência das cheias do rio Guaribas e vários outros riachos afluentes durante o período chuvoso. E nessa semana não foi diferente. Devido a ausência de pontes que possibilitem o tráfego de veículos nesse período, centenas de moradores ficaram ilhados após algumas precipitações que elevaram o nível desses rios.

Os principais prejudicados são os estudantes que deixam de frequentar a sala de aula e os idosos que por ventura necessitem resolver alguma situação, inclusive de saúde, na sede do município ou em Picos. 

Vários vídeos gravados pelos próprios moradores circulam em grupos de Whatsapp e outras redes socais denunciando a situação. Em um deles, os moradores do povoado Unha de Gato relatam que seus filhos foram para a escola de manhã cedo e só conseguiram retornar no final da tarde, sendo que os de menor idade atravessaram o riacho carregados nos ombros de seus pais. Outro vídeo também mostra um ônibus do transporte escolar, cheio de alunos, atravessando um dos riachos que transbordaram por conta dessas chuvas.

Já em outro vídeo, uma idosa tem a ajuda de dois rapazes para atravessar a correnteza do rio Guaribas na localidade Passagem. Em contato com o Picos 40 Graus, o vereador Francildo Carvalho Leite, o Francildo Bahia, relata que nessa mesmo local se arrasta há vários meses a construção de uma ponte, anunciada com pompa e circunstância em 2021 pelo grupo político liderado pelo ex-prefeito Raimundo Renato de Araújo Sousa, que manda no município há mais de 22 anos. 

A referida obra é custeada com recursos do Governo Federal, que de acordo com o contrato 034/2021, deveria ter sido concluída em outubro do ano passado e cujos recursos são da ordem de R$ 1.838.692,33. “Enquanto isso, a população do interior padece, fica ilhada e sem condições de chegar até a sede do município, principalmente os estudantes que tiveram as aulas suspensas desde a última quarta-feira” – criticou o parlamentar.

Facebook