Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Plenária debate situação do SUS e otimização do sistema em Sussuapara

28/03/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-9e26a0571548c51ab6.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-9e26a0571548c51ab6.jpg (Foto: Cidades na Net)

Em busca de otimização e fortalecimento do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), o Conselho Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria de Saúde de Sussuapara, com apoio da Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Dr. Naerton Moura, realizou na manhã desta terça-feira (28), a Plenária Municpal de Saúde.

A Plenária é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde e teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, realizada no auditório da Secretaria de Saúde do município com palestra magna ministrada pelo nutricionista e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Júlio Araújo Silva.

Estiveram presentes na plenária, além do palestrante, o vice-prefeito Chaguinha Moura representando o prefeito Dr. Naerton Moura – que cumpre agenda em Brasília na XXIV Marcha dos Prefeitos; a secretária de Saúde, Rayla Leal; a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sussuapara, Liliane Moura Fé – representando a presidente Maria Elza; o presidente da Câmara, Antônio Ramiro e a vereadora Vanderli Ferreira; e o assessor técnico da Secretaria de Saúde de Sussuapara, Adriano Moura.

Rayla Leal fez suas saudações à mesa de honra inicialmente e deu boas-vindas ao público presente.


“Hoje é um dia muito importante para nossa saúde e é um marco para nosso município. Vivenciamos há 2 anos a pandemia e o que seríamos de nós se não fosse o Sus?”, destacou fazendo uma reflexão sobre a importância do SUS. “Defender o Sus é o que nós devemos fazer todos os dias. Vamos discutir e debater as políticas públicas para melhorar e garantir a qualidade do serviço”, concluiu a secretária.

O presidente da Câmara, Antônio Ramiro, fez uso da palavra para cumprimentar as autoridades e o público.


“Estou representando o poder legislativo do nosso município com a vereadora Vanderli”, disse desejando bonanças durante a plenária.

Além de vereadora, Vanderli é profissional de saúde do município. “Nós é que fazemos o Sus e levamos às pessoas o que tem de melhor nessa política pública”, falou destacando a vivência do vice-prefeito Chaguinha como paciente vítima da Covid-19.


“Ele precisou de equipamentos caros e complexos, mas graças a Deus os Sus disponibilizou e teve como chegar até nós. Ele foi um usuário que graças a Deus está aqui”, destacou.

O vice-prefeito na oportunidade enfatizou a importância do Sus, uma vez que é usuário do sistema e necessitou passar por tratamento durante a pandemia quando foi diagnositcado com Covid.


“O objetivo dessa plenária é discutir direitos e integrar a equipe de saúde, desde o zelador até o prefeito”, disse enaltecendo o trabalho da secretária Rayla e a colaboração do Poder Legislativo. “Agradeço muito a Deus. Se não fosse Deus e o Sus eu não estaria aqui nesse momento”, falou.

Palestra

Na palesttra ministrada por Júlio Araújo, foram trabalhados os eixos temáticos, que são: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos socias para salvar vidas; III – Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.


Em cada eixo temático foi explanado o papel do SUS e alguns órgãos como o Conselho Nacional de Saúde, CONASS, CONASEMS e OPAS/ONU, além da situação do Sus referente aos últimos quatro e seis anos, a importância e influência dos movimentos sociais para criaça do Sus, bem como o desfinanciamento sofrido que gerou problemas como a falta de medicamentos de uso contínuo, desmonte da Atenção Básica à Saúde e sua dissociação com a Vigilância em Saúde, consequências das fake news no per´íodo da pandemia e o atraso na aquisição de vacinas, entre outros fatores que contribuíram de forma negativa para o sistema de saúde pública do Brasil.

Sobre a importância do SUS, Júlio Araújo, esclarece que “é a maior política de inclusão social do mundo amparado pela suas diretrizes e bases fundamentais – sistema univesal de saúde e da determinação social de saúde – retroalimenta a democracia”.

Dados apresentados durante a plenária revelam que há uma contribuição expressiva por meio do Sus e suas políticas públicas no aumento da expectativa de vida da população. No ano de 1988, a expectativa de vida dos brasileiros era de 69,7 anos. Até 2019 a expectativa aumentou para 76, 8 anos.

Após a palestra magna, foram formados dois grupos, coordenados pelo assessor técnico, Adriano Moura, da Secretaria de Saúde de Sussuapara.

A formação dos grupos tem como finalidade debater, elaborar e apresentar propostas para a plenária final e para a eleição dos delegados.

Quatro delegados foram eleitos e representarão as propostas discutidas no município na etapa macrorregional da plenária.

 

Cidades na Net

Facebook