Picos(PI), 30 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Paquetá debate defesa do SUS durante Conferência Municipal de Saúde

31/03/2023 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-23b6ab6b87748a5827.jpg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-23b6ab6b87748a5827.jpg (Foto: Gelimar Moura)

Com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, a Prefeitura de Paquetá, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (31), a 7ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento realizado na Quadra Poliesportiva Francisco Rodrigues da Silva, contou com a presença do prefeito,  Clayton Barros (Progressistas), do secretário municipal de Saúde, Marcos Valério, colaboradores da pasta, demais secretários municipais, além de vereadores da base governista.

 

O secretário de Saúde falou que a Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos e tem o objetivo de discutir e aprimorar com a população o modelo de atenção à saúde, afim de propor diretrizes para os próximos anos.

No que diz respeito ao tema Marcos Valério destacou que o SUS deve ser debatido por todos os seguimentos da sociedade com o objetivo de avaliar a situação da saúde do município e estabelecer as proposições para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde nas esferas estadual e nacional com vigência de 2024 a 2027.

“Existe um pré-trabalho nas comunidades onde é discutido as necessidades, as virtudes e os defeitos da nossa saúde, e isso é muito importante para podermos focar para estabelecermos metas, objetivos para podermos desenvolver cada vez mais a nossa saúde que já vem, graças a Deus, fazendo um belíssimo trabalho”, pontuou o prefeito de Paquetá do Piauí, Clayton Barros.

O gestor paquetaense frisou que nesse sentido foi criado um Comitê onde tudo que foi constado está sendo apresentado na 7ª Conferência Municipal de Saúde para que tudo que foi colhido seja debatido de forma madura e eficaz para assim se alcançar um crescimento cada vez maior na Atenção Básica.

“Nós não temos especialidades aqui, nós infelizmente não recebemos recursos para podermos ter especialidades, a saúde de média e alta complexidade é feita em Picos e Teresina, então a gente luta com o que a gente tem e graças a Deus a Saúde de Paquetá ela vem mantendo um nível muito bom, porque como se diz saúde é uma coisa muito subjetiva, a gente não espera acontecer algum problema, mas quando a gente ver de uma forma geral, que é o que a gente tem de ver, a questão da Atenção, da prevenção, nós estamos de parabéns”, completou.

Clayton Barros garantiu ainda que, mesmo com os bons índices que a saúde de Paquetá do Piauí tem alcançado, não irá relaxar e buscará melhorias e um crescimento para o setor.

“Então nesse sentido já estou marcando uma agenda como nosso deputado [Dr. Thales Coelho (Progressistas)] para eu ir a Teresina para nós passarmos na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí para irmos atrás de melhorias para o nosso município, vou tentar adquirir uma nova ambulância, e outras coisas que possam acrescentar ao nosso município”, encerrou o prefeito.


 

Facebook