Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Aroeiras do Itaim realiza Plenária Municipal de Saúde

05/04/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-d3d03396ed39aadea8.jpg (Foto: Folha Atual)
P40G-IMG-d3d03396ed39aadea8.jpg (Foto: Folha Atual)

A Prefeitura de Aroeiras do Itaim, através do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, 04 de abril, na sede da Escola Estadual São José, uma plenária para a elaboração de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A plenária teve como tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser Outro Dia’, e fez parte da etapa municipal para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Após apresentação e aprovação do Regimento Interno da Plenária, o consultor e Assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Matheus Soares, proferiu uma palestra com reflexões em torno da temática do encontro.

Matheus Soares, palestrante da Plenária

Em seguida os participantes se dividiram em grupos, onde debateram eixos temáticos, oportunidade em que elaboraram propostas de melhorias na área da saúde que serão apresentadas no âmbito estadual e nacional, durante Conferências.

Grupos elaboraram propostas

No final foram escolhidos os delegados e suplentes que irão representar o município de Aroeiras do Itaim numa Plenária Macrorregional, que irá acontecer na cidade de Picos no próximo dia 14.

Delegados e suplente escolhidos

De acordo com o secretário de Saúde, Westerson de Deus, o tema é de grande importância, considerando que o SUS é um serviço para toda a população.

Secretário de saúde destacou importancia do tema da Plenária

“Essa é mais uma oportunidade que estamos tendo de nos reunir com a população, com os profissionais de saúde e com a administração pública para debater e elaborar ações. O tema debatido no evento foi adotado por todos os municípios e é de grande importância, pois o SUS é um sistema que atende toda a população e todos precisam estar cientes dos seus direitos e deveres quanto ao sistema”, concluiu.

O assessor e consultor da Secretaria Municipal de Saúde, Matheus Soares, falou acerca da importância do evento para a população. “Essa plenária tem como objetivo principal a construção de propostas para a elaboração de diretrizes para o Plano de Governo do atual presidente e do atual governador do estado. Com a união dos segmentos de usuários do SUS, trabalhadores da saúde e gestão, nós estamos aqui cumprindo uma normativa para que daqui saiam propostas para a elaboração de diretrizes que vão beneficiar a saúde para o nosso município e para todos da federação brasileira”, finalizou.

Matheus Soares falou sobre objetivo do evento

 

Fonte: Folha Atual

Facebook