Picos(PI), 14 de Maio de 2024

Matéria / Saúde

Infectologista fala sobre casos de meningite diagnosticados em Picos

Para o especialista os casos não representam surto.

25/01/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
6d34a16104ccc3e2e313741bdd2a.jpg Infectologista Anderson Cleiton Barros. (Foto: Daniela Meneses)
6d34a16104ccc3e2e313741bdd2a.jpg Infectologista Anderson Cleiton Barros. (Foto: Daniela Meneses)

Ao longo de três anos, já foram confirmados quatro casos de meningite no bairro Pedrinhas, em Picos. A situação tem preocupado a população do bairro, que comunicou a situação ao secretário de Saúde de Picos, José Venâncio, o Dudé. O problema de saúde foi discutido entre a população e representantes da saúde municipal.

A meningite é decorrente de uma inflamação das meninges, que são a parte protetora do sistema nervoso do nosso corpo como o cérebro e medula. O contagio acontece através do contato com os agentes causadores da doença, como vírus, fungos e bactérias que penetram no organismo e se instalam nessas estruturas.

De acordo com o infectologista, Anderson Cleiton Barros, existe uma vacina disponibilizada pela rede pública que combate dois tipos de agentes causadores da doença, mas não corresponde a uma condição completa de segurança, uma vez que existem outros agentes que ficam descobertos.

“O paciente que chega ao serviço hospitalar com fortes dores de cabeça, vômito, febre, náuseas e alguns outros sinais, já podemos suspeitar de meningite. Realizados os exames e diagnosticada a doença, o mesmo será internado para a realização do tratamento. Já a prevenção se dá através da vacina, do não contato com pessoas infectadas e de forma geral tentar evitar a venerabilidade a viroses e infecções em geral”, explicou o especialista.

Anderson Cleiton afirmou que os casos confirmados no bairro Pedrinhas não são considerados pelo Ministério da Saúde como um surto. “Todas essas confirmações de doenças graves são colocadas em um sistema. Caso houvesse algo fora do normal o Ministério da Saúde já havia encaminhado equipes para o local”.

 

Facebook