Picos(PI), 27 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

7ª Conferência dos Direitos da Criança e do adolescente é realizada em Paquetá

25/04/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-de853fe1bdae2915fd.jpg (Foto: Folha Atual)
P40G-IMG-de853fe1bdae2915fd.jpg (Foto: Folha Atual)

A Prefeitura de Paquetá do Piauí, através do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos adolescentes (CMDCA) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nos dias 23 e 24 de abril, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente.

A Conferência teve como tema “A Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia de Covid-19: Violações e Vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas e proteção integral, com respeito à diversidade”.

O evento teve início na noite de domingo, 23 de abril, na Igreja Assembleia de Deus, onde foi levado a mensagem da importância da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, pelo pastor Delson Silva.

Participantes do Culto que marcou abertura da Conferência

Nesta segunda, 24 de abril, a conferência teve continuidade na sede do CRAS com o credenciamento dos participantes para o encontro do dia, composição da mesa de honra, entoação de hinos oficiais, leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência.

Leitura do Regimento Interno

Em seguida foi realizada a palestra magna conduzida por Lucas Coelho, que abordou a temática do evento.

Lucas Coelho, palestrante

Logo após houve trabalhos em grupos com discursões sobre os eixos temáticos, apresentações das propostas elaboradas e escolha dos delegados e suplentes que irão representar o município na Conferência Estadual.

Trabalhos em grupos

Propostas foram apresentadas

Delegados e suplentes escolhidos na Conferência

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, Valquíria Sousa, falou sobre a importância da conferência para a proteção das crianças e adolescentes.

Valquíria Sousa, presidente do CMDCA

“Essa conferência tem como objetivo cuidar e zelar das nossas crianças e adolescentes e nós precisamos trabalhar essa temática porque as crianças são o presente e o futuro do nosso munícipio. Nós precisamos trabalhar para que no futuro nós tenhamos jovens saudáveis e que possam estar atuando no munícipio de Paquetá, por isso, reforço a importância da participação das crianças e adolescentes nessas conferências”, disse a presidente.

A assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Jakeline Borges, destacou o esforço das equipes de Paquetá do Piauí para proteção das crianças e dos adolescentes.

Jakeline Borges, assessora técnica

“Essa conferência é muito importante porque é um momento onde podemos elaborar propostas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes e o munícipio de Paquetá não mede esforços quando o assunto é a primeira infância e os adolescentes. A deliberação de propostas tem como objetivo fazer com que o munícipio cresça a partir destas ações”, disse a Assessora.

Crianças e adolescentes participaram da conferência

Estiveram também presentes a primeira-dama e atual secretária de educação, Elayne Barros; a Dra. Yara Portela; o secretário de finanças, Clécio Monteiro; a psicóloga do CRAS, Jessica Ramos; a articuladora do selo UNICEF, Flávia Custodio; os vereadores Tico Custodio e Zezim da Pipa; a assistente social do PAIF, Andreia Santos; Conselheiros Tutelares, adolescente do NUCA e a população em geral.

 

Folha Atual

Facebook