Picos(PI), 06 de Maio de 2024

Matéria / Cidades

Social de São José do Piauí realiza caminhada e audiência pública em alusão ao 18 de maio

19/05/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-ea49d1ddd950faa971.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-ea49d1ddd950faa971.jpg (Foto: Cidades na Net)

Nesta quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, centenas de crianças e adolescentes, acompanhados de profissionais de diversas áreas, foram às ruas da cidade de São José do Piauí para chamar a atenção e conscientizar a sociedade para essa prática criminosa.

A mobilização é parte da Campanha Maio Laranja, promovida pela Prefeitura de São José do Piauí, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, com o apoio do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rede Estadual de Ensino, Ministério Público e Polícia Militar, dentre outros.

Com grande participação, a caminhada teve início em frente a Secretaria Municipal de Educação, com a distribuição de panfletos, flores símbolo da campanha e balões, e encerrou no Ginásio Poliesportivo. No percurso, foram realizadas paradas em frente a órgãos públicos como o Conselho Tutelar.

Durante as paradas, foram repassadas diversas e importantes orientações de como se defender desse tipo de situação, como identificar que uma criança ou adolescente está sofrendo algum tipo de violência sexual e como denunciar casos. Oradores fizeram um chamado à responsabilidade de todos.

A caminhada culminou no Ginásio Poliesportivo com as falas da representante do Ministério Público, Gilca Feitosa, e do assessor jurídico do município, Dr. Thiago Saunders, que explanou sobre o caso da menina Araceli, ocorrido há 50 anos, em Vitória (ES), que deu origem ao 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes.

Lá, também foram realizadas apresentações. A que mais chamou a atenção do público foi uma dramatização encenada por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Alunos da Escola Municipal Severo Eulálio, da Escola João José de Alencar e da Unidade Escolar Helvídio Nunes também realizaram apresentações com peça teatral, paródia e teatro de bonecos.

Erilene Bezerra, secretária de Assistência Social, informou que a campanha foi iniciada no dia 02 de junho, e desde então, membros do Conselho Tutelar e do Conselho de Direito das Crianças e Adolescentes tem ido até as escolas e realizado palestras orientadoras.

“Hoje é o dia D da campanha, com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade para essa temática que é importante, mas esse trabalho tem sido feito continuamente, principalmente neste mês de maio. Infelizmente a violência sexual contra crianças e adolescentes é presente em nosso município e a gente precisa combater, e para isso, precisamos do apoio e participação de toda sociedade. Essa luta é um dever de todos!”, pontuou.

Wendy Moura, presidente do Conselho Tutelar, falou sobre o apoio do órgão, que é um dos principais agentes de proteção de crianças e adolescentes. “A gente está aqui para orientar as crianças e adolescentes a não silenciarem e incentivar elas a denunciarem, pois terão o apoio de toda uma rede de proteção e de defesa dos direitos delas.” A conselheira informou que há casos no município e que o Conselho tem trabalhado e feito o possível para combater e tentar evitar casos.

A Educação foi um dos principais envolvidos na campanha. O principal público participante da mobilização foram os alunos das Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino.  

Cileide Bezerra, secretária de Educação, salientou que a escola tem papel fundamental por ser um espaço educativo, de orientação, e um dos principais elos de ligação da criança.

“Esse é um tema importante, que deve ser tratado nas escolas, e que nós da Secretaria de Educação apoiamos. A gente espera que eles se sintam seguros e a vontade para falar o que pensam, sentem e o que possam estar passando. E que outros possam observar quem está ao seu lado e denunciar, se notar algo diferente.”, disse.

Presente no evento, o vice-prefeito Joseidney Bezerra afirmou que, a depender do poder público municipal, as crianças e adolescentes do município estarão protegidas.

“A gestão está empenhada na proteção das nossas crianças e adolescentes. Vamos juntos com a unidade social do nosso município trabalhar ainda mais para tornar São José do Piauí um lugar cada vez melhor do que diz respeito a segurança para nossas crianças e adolescentes.”, disse, conclamando pelo envolvimento também da sociedade. “A gente pede que a sociedade se envolva também, esteja vigilante e venha a denunciar caso identifique algum caso.”

O presidente da Câmara Municipal, Manoel Inácio, demais vereadores do município, a primeira-dama e secretária de Saúde, Rosemary Leal e outros secretários municipais, a supervisora da Rede Estadual de Ensino, Maria Leila, além de membros do Conselho Tutelar e do CMDCA, professores, diretores escolares, membros das Secretarias Municipais envolvidas também estiveram presentes na mobilização.

 

Cidades na Net

Facebook