Picos(PI), 28 de Abril de 2024

Matéria / Economia

Proposta de reforma tributária vai aumentar preços dos combustíveis

06/07/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-35c991911d747e370f.jpeg (Foto: ADRIANO MACHADO/REUTERS)
P40G-IMG-35c991911d747e370f.jpeg (Foto: ADRIANO MACHADO/REUTERS)

O IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) considerou, nesta quinta-feira (6), que o texto atual da reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional é motivo de preocupação, pois "levará a uma forte alta do preço final dos combustíveis aos consumidores".

Segundo nota da associação representante do setor de petróleo e combustíveis, no relatório lido na véspera no Congresso, foi mantida a cumulatividade do IBS dual no regime específico de tributação dos combustíveis.

"Com isso, o setor, que tem uma das maiores cargas tributárias entre todos os segmentos, vai acumular toda a tributação incidente nas suas operações anteriores, aumentando, e muito, o preço final dos combustíveis vendidos aos consumidores, com forte impacto na inflação", afirmou o IBP.

Conforme o instituto, da forma como está o texto, a não cumulatividade, conceito primordial da reforma, "não será aplicada nas operações com combustíveis, essenciais para a indústria e movimentação de cargas e pessoas em todo o país e com forte impacto nos preços da economia brasileira".

O IBP, que ressaltou que apoia a reforma tributária, movimento importante para a simplificação do atual sistema, disse que o setor é o único com uma "vedação para utilizar créditos tributários, o que gera uma distorção neste segmento essencial e que já é o maior pagador de tributos do país". Segundo o IBP, atualmente, o setor tem direito a recuperar os créditos tributários.

O Ministério da Fazenda não respondeu a um pedido de comentário.

 

R7


 

Facebook