Picos(PI), 09 de Maio de 2025

Matéria / Geral

Dia dos Pais: campanha faz coleta de DNA para reconhecimento de paternidade

10/08/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-c79a2875e17299e09a.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-c79a2875e17299e09a.jpg (Foto: Reprodução)

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) estará coletando dados para a realização de exames de DNA paternos gratuitos durante todo o mês de agosto, na campanha (A)Gosto de ser Pai. 54 pessoas agendaram o reconhecimento de paternidade.

Conforme a Cejusc, oito exames de DNA foram feitos nesta segunda-feira (9). Segundo Rita Maria de Sousa, secretária do Centro Judiciário, a partir deste mês foram realizadas 20 coletas de sangue para os testes de paternidade. 60 pessoas doaram o material genético para o teste.
“Neste mês de agosto, um mês alusivo à paternidade, damos um foco maior às questões que envolvem o direito à paternidade, mas realizamos este tipo de exame durante todo o ano”, destacou Rita Maria.
A secretária explicou ainda que para a coleta de DNA, a mãe ou o filho que não possui o nome do pai no seu registro de nascimento deve fazer um agendamento com o Cejusc (veja detalhes ao fim da reportagem). A oportunidade é válida somente para aqueles que possuem o registro somente com o nome da mãe.

O projeto não faz exclusão de paternidade, ou seja, não atende pessoas que já possuem um registro e queiram excluir. A ação é destinada a pessoas com renda familiar de até três salários-mínimos e também prevê o julgamento dos processos com base na presunção de paternidade, seguindo a possibilidade do suposto pai não atender à determinação do exame de DNA.

Como solicitar
O agendamento pode ser realizado no e-mail: cejuscagendamento@gmail.com, ou via Whatsapp: 3223-1019. O interessado deve apresentar o Registro Geral (RG), CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento do filho.

Facebook