Picos(PI), 01 de Maio de 2024

Matéria / Nacional

Apagão atinge vários estados e deixa brasileiros sem energia

Internautas relatam nas redes sociais queda de energia em diversos estados, principalmente na região Nordeste

15/08/2023 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-164657b29ab01e4b49.jpg (Foto: Ilustração)
P40G-IMG-164657b29ab01e4b49.jpg (Foto: Ilustração)

Um apagão atingiu diversos estados brasileiros na manhã desta terça-feira (15). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatt (MW) de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste às 8h31. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição foi iniciada em todas as regiões e, até às 9h16, seis mil MW já foram recompostos, informou a ONS.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse que o blecaute foi de “grande porte” e afetou ao menos quatro regiões do país. Ele informou que o apagão afetou o Norte e o Nordeste, além de “algumas áreas” do Sudeste e do Centro-Oeste.

De acordo com o diretor-geral, o Ministério de Minas e Energia instituirá imediatamente um grupo de trabalho para apurar as causas do blecaute.

A Enel informou que registrou, nesta manhã, interrupção de parte da sua carga nos Estados do Rio, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac). Segundo a empresa, a energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do ONS. A Energisa também relatou um evento externo no SIN, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.

Nas redes sociais, há relatos de queda em diversos estados.

Confira a lista de estados com relatos de apagão:

Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Maranhão
Piauí
Rio Grande do Sul
São Paulo
Tocantins

O Ministério das Minas e Energia afirmou em nota que “está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”. Conforme aponta o texto, uma sala de situação foi criada e acompanha o processo de retomada da distribuição de energia.

Fonte: CNN Brasil

Facebook