Picos(PI), 30 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Confira o cronograma das inscrições do Garantia Safra em Santana do Piauí

13/09/2023 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-38f3c205916d4efdc4.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-38f3c205916d4efdc4.jpg (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Santana do Piauí, na gestão da prefeita Maria José, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e com o apoio do secretário Netinho, anunciou nesta terça-feira, 12 de setembro, o início das inscrições para o Programa Garantia Safra 2023/2024. Os agricultores do município são convocados a comparecerem à Secretaria Municipal de Agricultura a partir da próxima segunda-feira, 18 de setembro, para garantir sua participação no programa.

A inscrição no Garantia Safra é uma oportunidade importante para os agricultores da região receberem auxílio em caso de perda de safra devido a condições climáticas adversas, garantindo segurança e estabilidade para suas famílias.

As inscrições ocorrerão de acordo com o seguinte cronograma:


Os agricultores interessados devem comparecer à Secretaria, portando a cópia da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Certificado de Aptidão ao Pronaf (CAF) juntamente com o extrato, cópia do RG e CPF, e número de telefone para contato.

O Seguro Safra é uma iniciativa que resulta da colaboração entre o Governo Federal, estados e municípios, com o objetivo de oferecer auxílio financeiro aos agricultores que enfrentam perdas consideráveis em suas produções, em caso de perdas na safra que excedam 50%. Para garantir esse benefício, é necessário que os agricultores contribuam com uma parcela correspondente a 2% do valor do auxílio, enquanto a Prefeitura assume 6%, o estado 12%, e a União, no mínimo, 40% do valor por beneficiário que aderir ao programa.

Todos os anos, a prefeita Maria José tem cumprido a contrapartida da Prefeitura, garantindo auxílio aos agricultores inscritos no programa, caso haja perda superior a 50% em suas produções. Na safra 2022/2023, 580 agricultores de Santana do Piauí se inscreveram no programa e aguardam o levantamento do final da safra para verificar se houve ou não alguma perda.

Facebook