Picos(PI), 28 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Fé, cultura e tradição marcam a 25ª Festa do Vaqueiro de Wall Ferraz

22/09/2023 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-f4aba92faf989bf9fc.jpg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-f4aba92faf989bf9fc.jpg (Foto: Gelimar Moura)

Por João Paulo Leal – Da Redação

Com uma programação extensa e diversificada, a Festa do Vaqueiro de Wall Ferraz já entrou para o calendário cultural da região dos vales do Itaim e Canindé, mantendo viva há quase três décadas esta grande tradição nordestina, ou seja, antes mesmo da emancipação do município. Confira Àlbum!

E no dia de hoje, sexta-feira (22) o evento alcançou sua 25ª edição, atraindo a participação de vaqueiros de toda a região, bem como de populares que valorizam a expressão da cultura popular nordestina. A programação teve início logo cedo, por volta das 7h da manhã, com um farto café da manhã servido aos vaqueiros na residência do prefeito Guilherme Maia, no Centro da cidade.

Logo depois, foi celebrada a missa dos vaqueiros na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, sob a direção do padre Antônio Pereira, da paróquia da Sagrada Família, em Oeiras. O ato reuniu também várias autoridades locais e fieis do município.

Em seguida, os vaqueiros promoveram uma cavalgada pelas principais ruas da cidade e depois seguiram para um almoço na roça do vice-prefeito Edmilson Pinheiro. No local, também foram sorteados vários brindes para a vaqueirama e realizada a corrida de prado. 

Na parte cultural, também teve os shows com a banda Força Jovem e Edson Sanfoneiro e Banda. Ao longo do dia, os aboiadores Zé Antônio, que é de São Francisco do Piauí e Fredson, de Oeiras, homenagearam os vaqueiros com muitos aboios.

E para fechar o evento, serão realizados ainda hoje em praça pública, no Centro da cidade, os shows com Rômulo Moral, Sandro Lima, ZD – Forró Estilo Moral e ainda a principal atração: Márcia Fellipe.

O prefeito Guilherme Maia, que deu total apoio ao evento, destacou sua importância no contexto cultural, tradicional e até religioso de seu município. “A Festa dos Vaqueiros movimenta a cultura, o lazer e as tradições da cidade de Wall Ferraz. É um evento importante na história e na cultura do sertão. E, portanto, estamos aqui colocando o apoio da prefeitura em sua realização” – comentou, garantindo ainda a continuidade da festa enquanto for gestor do município. Guilherme também agradeceu o apoio do deputado estadual Georgiano Neto e da Secretaria de Estado da Cultura, que contribuíram com essa edição da Festa do Vaqueiro.

O vereador Zé de Levi, um dos organizadores do evento, elogiou e agradeceu o apoio do prefeito Guilherme Maia na realização da 25ª Festa do Vaqueiro e ao mesmo tempo defendeu sua continuidade. “Essa festa foi iniciada ainda quando éramos o povoado Ilha, em 1994 e de lá pra cá o evento vem crescendo. É de fundamental importância a gente manter viva essa tradição” – ressaltou.

O vice-prefeito Edmilson Pinheiro, outro organizador da festa, falou da satisfação em receber a vaqueirama da região em mais uma grande festa do vaqueiro de Wall Ferraz. “A gente só tem a agradecer a todos que estão aqui. Sem dúvida é um evento que marca e que deve ser continuado. Com fé em Deus e ajuda do povo vamos continuar a festa por muitos e muitos anos” – concluiu.

Além do prefeito Guilherme Maia, que estava acompanhado da primeira-dama Isabel Barroso, dos organizadores do evento, a 25ª edição da festa contou ainda com a presença do ex-vice-prefeito Zé Luís, secretários municipais, dos vereadores Sebastião Pimenta, Chichico, Socorro Morais, Gabriel de Toinzinho, Manoel Pinheiro, Roberto do Som Brasil, além de Bodim e Pedro Reis, que também são organizadores do evento, dentre outros, como os vereadores de Santa Cruz do Piauí, Jamilson Marta e Raimundo Neto.

Facebook