Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Sussuapara é contemplada com 23 banheiros pela Codevasf

Mais nove municípios da região receberão 233 banheiros secos da 7ª Superintendência Regional da Codevasf no Piauí

23/09/2023 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-a305f92c6d227ed842.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-a305f92c6d227ed842.jpg (Foto: Divulgação)

 

Da Redação

A Prefeitura de Sussuapara firmou convênio com a 7ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que vai possibilitar a instalação de 23 banheiros secos em residências do município. A assinatura do termo de responsabilidade ocorreu ontem, sexta-feira, em Teresina, durante a Feira dos Municípios.

Ao todo, a Codevasf vai destinar 233 módulos sanitários de desidratação para 10 municípios da região, que fazem parte do semiárido piauiense. Conhecido como banheiro seco, a nova tecnologia dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção dos dejetos. Além de Sussuapara, também serão contempladas as cidades de Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, São João da Canabrava, São José do Piauí e Santana do Piauí. Ao todo, os investimentos são da ordem de R$ 2,9 milhões, recursos oriundos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

O prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, o superintendente Regional da Codevasf, Marcelo Vaz, juntamente com representantes da empresa Fortlev, responsável pela instalação dos módulos sanitários, participaram da solenidade e assinaram os termos.

A escolha dos núcleos familiares beneficiados com o módulo sanitário segue critérios de priorização dos municípios, conforme a localização no semiárido, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o déficit de banheiros em domicílios rurais.

O superintendente Regional da Codevasf, Marcelo Vaz, disse que essa nova tecnologia, chamada de banheiro seco, vai ser de suma importância para aquelas residências afastadas dos centros urbanos e que não têm água encanada. O superintendente disse ainda que essa é a primeira de várias outras compras que a Codevasf vai fazer para atender essas residências.

TECNOLOGIA ALTERNATIVA

O módulo sanitário de desidratação ou banheiro seco é uma solução sanitária não conectada à rede de esgoto e dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção de dejetos. O equipamento não requer instalações hidráulicas, necessitando apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos.

O funcionamento do módulo é por meio de receptáculo em sistema carrossel e uma janela que propicia a desidratação e a redução do volume em 90% dos resíduos fecais. O descarte do resíduo fecal pode ser feito de 2 a 4 meses pelo próprio usuário em vala rasa, bastando o usuário abrir a janela que fica fixada por meio de borboletas rosqueada na base do módulo. O tratamento da urina é por infiltração no solo.

Além do fornecimento e instalação dos módulos, a ação também contempla mobilização social, capacitação dos beneficiários e monitoramento para garantir o uso correto e melhor aceitação por parte dos beneficiários.

Fonte: Meio Norte
Edição: João Paulo Leal – Picos 40 Graus

Facebook