14/11/2023 - Jesika Mayara
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Com foco em assegurar a efetiva alfabetização de todas as crianças da região de Picos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta terça-feira (14), o I Seminário Regional do PPAIC. O evento, que tem como tema “Avaliar para Ensinar”, acontece das 7h às 17h30, no auditório Fontes Ibiapina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI de Picos).
%2010_05_39_60ccab73.jpg)
%2010_07_16_5e8d9b75.jpg)
Cerca de 290 profissionais da Educação dos 22 municípios jurisdicionados à 9ª Gerência Regional de Educação marcarão presença no seminário, que abrirá com a palestra magna do coordenador estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Cleverson Moreira.
%2010_09_36_3053fed3.jpg)
“Nós estamos trabalhando uma política de alfabetização focada em bons resultados para alavancar as melhores práticas e as melhores respostas às dificuldades de aprendizagem que os nossos alunos enfrentam logo no começo da sua vida escolar. Temos encontrado melhores caminhos, melhorando os índices. A 9ª GRE, região de Picos, já tem resultados excelentes dentro do panorama do estado do Piauí e estamos participando de uma maratona de seminários regionais. Todas as 21 gerências regionais estão realizando seus seminários, focadas em premiar, validar e reconhecer as boas práticas dos seus territórios”, afirmou o coordenador.
Durante o Seminário, serão apresentadas as ações que são desenvolvidas nos municípios através das Secretarias Municipais de Educação. Uma banca examinadora vai avaliar as atividades desenvolvidas nas escolas e a iniciativa que for selecionada em primeiro lugar será replicada nas escolas da rede pública estadual.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou as ações desenvolvidas por meio do Pacto pela Educação, com a adesão de 100% dos municípios piauienses ainda no primeiro ano de gestão. “São três ações principais, sendo o novo PPAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), o Novo Proete e o termo de convênio do bloco de ações estratégicas. Com a adesão temos um bloco de ações estratégicas que resulta no alinhamento do modelo de gestão entre Estado e municípios para instituir-se um grande sistema estadual de educação”, explicou.
Além dos profissionais da Educação, a Seduc também convidou as famílias dos alunos, professores, lideranças locais, prefeitos, dirigentes municipais de educação, gestores, organizações da sociedade civil, conselhos de direitos e todos interessados a contribuir com o crescimento da qualidade da educação pública e pela alfabetização para estarem presentes no evento.