Picos(PI), 28 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Semana do Bebê de Sussuapara trabalha inclusão de crianças com deficiências e doenças raras

24/11/2023 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-463b69a2c07161e1da.jpg (Foto: Willians Sousa - Cidades na Net)
P40G-IMG-463b69a2c07161e1da.jpg (Foto: Willians Sousa - Cidades na Net)

A Prefeitura de Sussuapara na gestão “O futuro a gente faz” do prefeito Naerton Moura, promoveu entre os dias 20 e 24 de novembro, a Semana do Bebê. O tema trabalhado neste ano foi “Crianças com deficiências e doenças raras: Fortalecendo os direitos, os vínculos e a inclusão”.

A ação foi desenvolvida através da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, formada pelas Secretarias de Assistência Social, de Saúde e da Educação.

Na culminância desta sexta (24), cerca de 40 crianças participaram de atividades de lazer e diversão. No encontro lúdico que teve como tema “O brincar como ferramenta importante no desenvolvimento infantil” foram ofertados brinquedos como pula-pula, castelo escorregador com piscina de bolinhas, algodão doce, jogo educativo monta números e distribuição de lanches.

O prefeito Naerton Moura destacou a importância das atividades e do compromisso da gestão nos cuidados com as crianças. O gestor enfatizou ainda a necessidade do fortalecimento dos vínculos através dos pais. “Uma semana muito importante onde estamos cuidando da primeira infâncias das crianças de zero a seis anos. Tivemos do dia 20 ao dia 24, várias atividades com palestras e de recreação. É uma fase muito importante onde os pais têm que cuidar porque é uma fase de desenvolvimento da cognição, do cérebro. Temos todos esses cuidados não só nas escolas, mas em casa também, pois os pais são orientados a adotarem cuidados especiais”, destacou.

A articuladora do Selo UNICEF, Gabriela Leal, explicou que a realização dessas atividades evidenciam e fortalecem métodos de cuidados com as crianças do município. “É um evento que executamos todos os anos, especificamente, no mês de novembro com foco no desenvolvimento da primeira infância de forma saudável. Com qualidade. Unimos com todas as secretarias para executarmos essas atividades e tivemos nesse ano a temática voltada para crianças com deficiência e doenças raras, fortalecendo o vínculo e os direitos. Avalio de forma positiva porque atingiu o público que queríamos e ajuda a contribuir com esse desenvolvimento infantil no nosso município”, enfatizou a articuladora.

Programação

Nesta última quinta-feira (23), no CRAS, a Semana do Bebê teve palestra ministrada pelo pediatra Dr. Sérgio Feitosa, que falou sobre os marcos do desenvolvimento infantil e a identificação de alterações no comportamento como forma de diagnóstico precoce. O evento foi direcionado para famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz (PCF).

Na quarta-feira (22), houve roda de conversa voltada para os pais de crianças da primeira infância. O encontro aconteceu no povoado Várzea do Engano e trabalhou os benefícios da fisioterapia em crianças com atraso no desenvolvimento motor.

A roda de conversa da última terça-feira (21) foi destinada para alunos e profissionais da escola. O evento aconteceu na Unidade Escolar Vila Nova e trabalhou a educação especial e inclusiva como um direito de todos.

Na abetura da Semana do Bebê que aconteceu na última segunda-feira (20), na sede do muncípio, houve campanha de vacinação. A mobilização foi desenvolvida com a temática “Vacinas em dia! Um ato de amor” voltada para crianças com vacinas em atraso.

Na abetura da Semana do Bebê que aconteceu na última segunda-feira (20), na sede do muncípio, houve campanha de vacinação. A mobilização foi desenvolvida com a temática “Vacinas em dia! Um ato de amor” voltada para crianças com vacinas em atraso.

Fonte: Cidades na Net

Facebook