Picos(PI), 22 de Fevereiro de 2024

Matéria / Cidades

Programa Justo Acesso é instalado em Santa Cruz do Piauí

29/11/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-97fc28ab35239b5d25.jpg (Foto: Jesika Mayara)
P40G-IMG-97fc28ab35239b5d25.jpg (Foto: Jesika Mayara)

A cidade de Santa Cruz do Piauí aderiu ao programa Justo Acesso, que tem o objetivo de tornar a Justiça acessível a população.

O programa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) visa facilitar e ampliar o acesso à Justiça por meio da realização de atos processuais por videoconferência, como audiências e atendimentos eletrônicos, em cidades que não são sede de comarca.

O prefeito Barroso Neto assinou o termo de adesão ao programa e falou de como o acesso a Justiça irá contribuir para o bem estar da população de Santa Cruz do Piauí e de municípios vizinhos.

“Até então nossos munícipes tinham que se deslocar a outras cidades para realizar suas demandas. Nossa cidade é a sexta do estado ao receber o programa, que integra diversos serviços para as mais diferentes classes sociais trazendo avanço e comodidade ao nosso povo”, disse o prefeito.

Além da oferta dos serviços do TJ-PI, o Justo Acesso busca integrar diversos serviços do Sistema de Justiça e de órgãos da Administração Pública, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público do Trabalho.

Nas unidades, a população dos municípios terá acesso a serviços como audiências virtuais, consulta processual, balcão virtual, atermação online e atendimento do TJ-PI, do Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Federal; audiências virtuais, consulta processual, SEI, balcão virtual, atermação online e atendimento, da Corregedoria Geral da Justiça; serviços de cartórios extrajudiciais, da Corregedoria do Foro Extrajudicial; Delegacia Virtual, da Secretaria Estadual de Segurança Pública; orientação aos serviços do INSS.

Presenças

O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira e contou com a presença do prefeito Barroso Neto (PT), do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Hilo Almeida; do ex-governador do estado do Piauí, Wilson Martins; do procurador geral do estado do Piauí, Arypson Silva; do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Piauí, Jamilson Marta, dos desembargadores Agrimar Araújo e Francisco da Costa Neto, do secretário de Turismo do Estado do Piauí, Pablo Santos; do presidente da OAB subsecção de Picos, Maycon Luz, vereadores, juízes, advogados e a população em geral.

 

Facebook