Picos(PI), 06 de Maio de 2024

Matéria / Política

Alckmin afirma que Piauí vai liderar nova industrialização com H2V

16/12/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-9baf8a5170bb0115bf.jpg (Foto: Yala Sena/ Roberta Aline)
P40G-IMG-9baf8a5170bb0115bf.jpg (Foto: Yala Sena/ Roberta Aline)

O vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, garantiu nessa sexta-feira em Parnaíba que o 15 de dezembro de 2023 é um “dia histórico” para o processo de transição energética no mundo. 

Segundo Alckmin, o Piauí vai liderar a “nova industrialização” com a produção do hidrogênio verde. A pedra fundamental para o megaprojeto com investimento de R$ 200 bilhões foi lançada na ZPE (Zona de Processamento de Exportações). Duas empresas - Green Energy Park e Solatio – vão investir para produzir o hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro. Alckmin disse que os projetos no Piauí são exemplos a ser seguidos. 

"Eu e o presidente Lula falamos juntos, o Brasil precisa de uma neo industrialização. O que é a nova indústria? Aqui está o maior exemplo da nova indústria: inovadora e verde. Então, olha o que  vai ter de tecnologia, start ups, pesquisa, inovação, digitalização. Uma nova indústria, aliás, várias indústrias, de hidrogênio, da amônia, um complexo industrial, e verde, descarbonizar", disse. 

O vice-presidente também ressaltou, citando os empresários da Green Energy Park e Solatio, que estão fazendo os investimentos no Piauí, que o governo têm priorizado investimentos e o comércio exterior, e citou a aprovação da reforma tributária.

"Quero dizer que o Pedro Vacker e o Bart tem sorte, porque acabou de ser aprovada a reforma tributária desonera completamente investimentos, e desonera exportação, porque ela acaba com a acumulatividade, ela via impulsionar investimentos e exportação. Comercio exterior é fundamental", citou.

Alckmin explicou o processo de eletrólise que vai passar o hidrogênio verde (H2V) e garantiu que dará apoio ao projeto. 

“É um dia para a gente não esquecer. É um dia histórico. Não há nada mais importante do que criar emprego e renda. O Papa Paulo VI dizia na encíclica que o desenvolvimento é o novo nome da paz”.

Durante seu discurso ele brincou dizendo que na tabela periódica terá que ser acrescentado o “H2VPI”, produzido no Piauí. 

 

Cidade Verde

Facebook