Picos(PI), 28 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Prefeito Bill de Deus empossa Conselheiros Tutelares eleitos em Aroeiras do Itaim

11/01/2024 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-6a00de7dd651f34d80.jpg (Foto: Leandro Cruz / Ramalho Sobrinho)
P40G-IMG-6a00de7dd651f34d80.jpg (Foto: Leandro Cruz / Ramalho Sobrinho)

 

Os novos membros do Conselho Tutelar do município de Aroeiras do Itaim foram empossados na noite desta quarta-feira, 10 de janeiro, em cerimônia realizada na Escola Estadual São José (CETI São José). 

 

O evento teve início com a formação da mesa de honra e a apresentação do hino oficial de Aroeiras do Itaim realizada por adolescentes do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Assistência Social do Município.

 

Os 05 Conselheiros Tutelares escolhidos pela população em eleição direta realizada em outubro foram: Alipio Feitosa de Macêdo (799 votos), Maria Leidimar dos Santos (450 votos), Maria Vanilda Ferreira (377 votos), Hélio de Moura Deus (373 votos), Libânio Pereira dos Santos (368 votos).

 

Na oportunidade, eles proferiram o juramento pelo cumprimento da legislação, foram diplomados e empossados ao cargo que exercerão por quatro anos - entre o período de 2024 a 2028. 

 

Dando inicio aos discursos, o Vice-Prefeito, Edilson Teixeira, destacou o trabalho dos conselheiros e conselheiras no cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

"Foi uma eleição muito bem organizada. Os candidatos foram muito respeitosos, cordiais e prestativos. O Conselho Tutelar tem total apoio da Prefeitura de Aroeiras do Itaim e da Secretaria de Assistência Social, de modo incondicional. Temos um Conselho amplamente equipado para que o trabalho seja realizado com excelência. Temos transporte e profissionais capacitados. Como resultado temos crianças e jovens muito bem assistenciados. O trabalho está sendo brilhante! Parabéns por atuarem da melhor forma possível!", disse.  

 

Em seguida, o Secretário de Administração, Wesley de Deus, enfatizou a relevância do Conselho Tutelar para a proteção e o amparo das crianças e adolescentes: 

"Parabenizo a todos e todas que conduziram esta eleição brilhante, aos conselheiros eleitos e aos quase 3 mil elelitores que fizeram desta a melhor eleição do Conselho Tutelar da história do nosso município!  Essa eleição foi um sucesso porque toda a equipe se comprometeu inteiramente na direção e na coordenação. Parabéns ao secretário Rodrigo pela condução da eleição. E agradeço aos conselheiros por exercerem essa missão fundamental de garantir os direitos de nossas crianças, sobretudo no trabalho preventivo junto à comunidade. Sempre a nossa gestão tem apoiado o Conselho Tutelar. Nós temos essa parceria, que colabora para o fortalecimento de políticas públicas para o bem-estar da sociedade Aroeirense. Nosso intuito é sempre trazer qualidade de vida para nossa gente!

 

O Secretário de Assistência Social, Rodrigo Rodrigues, parabenizou os conselheiros por dedicarem-se integralmente à missão de ajudar aqueles que necessitam:

"Agradeço a quem fez tudo isso acontecer. Principalmente, aos nossos colaboradores da comissão eleitoral que deram total suporte para que as eleições pudessem acontecer da maneira mais tranquila e eficaz possível! Iniciamos este trabalho de organização no início de 2023 e estamos muito felizes pelo resultado. Com certeza essa eleição é exemplo de como serão as próximas. Muito obrigado aos 2.881 eleitores que exerceram sua cidadania e participaram da primeira eleição digital do Conselho Tutelar de Aroeiras do Itaim. Esse número representa 75% de participação popular nas urnas. Para ter noção, esse mesmo número representa 93% dos eleitores que votaram no 2º turno das eleições para Prefeito e Vereadores em 2022. Esta foi a eleição com maior porcentagem de votantes e a mais rápida da região. Agradeço ao Prefeito Bill de Deus, ao Vice Edilson Teixeira, ao Secretário Wesley de Deus, ao Tesoureiro Wendel de Deus e a Secretária Valdinésia Macedo por todo o apoio incondicional a tudo que foi necessário. Além dos mesários, fiscais e todo mundo que se esforçou para trabalhar. Obrigado aos candidatos que fizeram uma campanha respeitosa, tranquila, transparente e justa.  Agora, realizaremos diversas capacitações e treinamentos sobre o sistema próprio do Conselho Tutelar e atualizações sobre as admissões do cargo".

 

O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Heitor Almondes, explicou que:

"A função principal do Conselho Tutelar consiste na fiscalização do cumprimento dos direitos previstos no ECA, sendo os conselheiros os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos necessários para a solução dos problemas referentes à infância e à adolescência".

 

Na oportunidade, a Conselheira Maria Leidimar dos Santos foi escolhida, por unanimidade de votos, a Presidente do Conselho Tutelar.

Em seu discurso, Leidimar  expressou sua gratidão e reconhecimento pela confiança depositada pela comunidade Aroeirense ao longo dos anos:

"Muito obrigada a todos e todas que votaram em mim e que acreditam no meu trabalho. Continuaremos trabalhando com união e compromisso para fazer o melhor pela nossa população! Seguiremos defendendo e fortalecendo todos os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Então, estamos trabalhando 24 horas à disposição de todos".

 

O evento reuniu autoridades municipais, os conselheiros que estavam encerrando seus mandatos, bem como os eleitos, seus familiares, amigos e a sociedade em geral.

A cerimônia foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Estiveram presentes as seguintes autoridades:

1. Prefeito: Bill de Deus
2. Vice: Edilson Teixeira
3. Presidente da Câmara: Manim de Silvia
4. Secretário de Assistência Social: Rodrigo Rodrigues 

5. Secretário de Administração: Wesley de Deus
6. Tesoureiro: Wendel de Deus
7. Presidente do CMDCA: Heitor Almondes 

Vereadores: Chico de Paulo, Lucielton e Zênio Holanda.

Vejam mais fotos:

Facebook