Picos(PI), 30 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Comunidade católica de Sussuapara comemora a 64ª festa de fé, devoção e gratidão a São Sebastião

20/01/2024 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-8fb3a94a339764492a.jpg (Foto: Carolina Santos / Cidades Na Net)
P40G-IMG-8fb3a94a339764492a.jpg (Foto: Carolina Santos / Cidades Na Net)

 

Durante nove dias, a comunidade católica de Sussuapara esteve em festa, celebrando com devoção e fé os 64º festejos em honra ao padroeiro da cidade, São Sebastião. O tema escolhido para este ano foi significativo: “Sob o olhar de São Sebastião, sejamos unidos em oração e missão”.

 

Sussuapara, subordinada à Paróquia Nossa Senhora da Conceição com sede em Bocaina, viu a presença significativa de fiéis e autoridades locais prestigiando o evento. O prefeito Dr. Naerton Moura, o vice-prefeito Francisco das Chagas, os vereadores Ana Regina, José Omar e Raimundo Nonato, juntamente com a população em geral, participaram dos momentos de devoção.

 

A festividade alcançou seu ápice com a procissão pelas ruas da cidade, conduzindo a imagem do padroeiro, seguida pela celebração da missa solene em frente à Igreja Católica, presidida pelo padre Feitosa.

 

O Prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, compartilhou sua alegria pela celebração.

“É com imensa alegria que concluímos hoje a celebração da festa de São Sebastião, o padroeiro do nosso município, tornando-se assim a festa mais significativa, pois envolve todas as comunidades de Sussuapara. Ontem, tivemos um leilão com uma grande participação da população, e hoje também. Somos uma cidade de muita fé, e celebramos com grande alegria”, declarou.

 

As celebrações deixaram marcada não apenas a devoção, mas também a união e gratidão de toda a comunidade de Sussuapara.

 

Durante a cerimônia, o pároco destacou exemplos e narrou parte da história de São Sebastião, ressaltando a importância de não se envergonhar da fé e de resistir em meio às perseguições.

“O nosso festejo, graças a Deus, contou com a expressiva participação de toda a população, das comunidades rurais e também das cidades vizinhas, além das pessoas do bairro Junco, que já têm tradição em participar das festividades. Para nós, é motivo de imensa felicidade encerrar essa festa com a participação ativa de tantas pessoas. Somos profundamente gratos pela colaboração de todos os grupos”, afirmou.

 

Os momentos de festividade evidenciaram a fé das pessoas, reforçando o compromisso de cumprir as promessas feitas.

 

Dona Eva Raimunda, vestida de vermelho, compartilhou sua experiência, mencionando ter passado por um momento difícil de saúde e ter feito um voto para São Sebastião.

“Sempre estou presente nas festividades, participei das nove noites de novena, algo que meu pai me ensinou, essa devoção e fé, infelizmente, ele já faleceu, mas seus ensinamentos ficaram. Recentemente, estive muito doente e fiz uma promessa para o nosso São Sebastião, ele me curou, e hoje estou aqui para cumprir essa promessa”, declarou.

 

Ao finalizar o momento litúrgico, a comunidade expressou agradecimentos a todos os envolvidos na festividade, com destaque para o gestor municipal pelo apoio e à Secretaria de Educação pela doação das rosas que ornamentaram o evento.

Com informações do Portal Cidades Na Net

Jornalista: Carolina Santos

Facebook