Picos(PI), 02 de Maio de 2024

Matéria / Cidades

Agenor Lima e Kildary Gonçalves são escolhidos como candidatos a prefeito e vice em Dom Expedito Lopes

30/01/2024 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-de234073d343cb27cc.jpg (Foto: Folha Atual)
P40G-IMG-de234073d343cb27cc.jpg (Foto: Folha Atual)

Em uma Convenção Partidária realizada na noite desta segunda-feira, 29 de janeiro, na Câmara de Vereadores de Dom Expedito Lopes, os membros do diretório do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), escolheram por unanimidade o nome do ex-prefeito Agenor Ferreira Lima, e do ex-vereador, Kildary Gomes Gonçalves, como candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, nas eleições do próximo dia 03 de março.

A eleição, que irá acontecer de forma suplementar, foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-PI), que afastou Valmir Barbosa e sua vice-prefeita, Evanil Conrado, acusados pela prática de compra de votos quando disputaram a última eleição municipal, decisão esta que foi mantida pelo Supremo Tribunal Federal (TSE). Afastado, a atual presidente da Câmara Municipal, Renata Belo, assumiu o cargo interinamente.

Durante a Convenção, que foi conduzida pelo presidente da comissão provisória do MDB – Abimael Lima, estiveram presentes filiados, correligionários e lideranças políticas tanto da zona urbana como também de todas as localidades do município.

Além dos pré-candidatos escolhidos, marcaram presença e manifestaram seus apoios, o ex-governador Wilson Martins; os deputados estaduais Severo Eulálio e Aldo Gil; os ex-prefeitos Bené Dantas, Ivete Lima (esposa de Agenor) e Alecxo Belo (atual vereador); o empresário Edivaldo Dantas; ex-vereadores; lideranças políticas e um grande número de apoiadores.

Logo após a composição da mesa de honra, o ex-vereador Écio Flávio fez a leitura do Edital de Convocação da Convenção Municipal do MDB para eleição de 03 de março de 2024.

A programação seguiu com os pronunciamentos, ocasião em que todos reafirmaram o compromisso de se unirem em busca de eleger Agenor Lima e Kildary nesta eleição suplementar.

“O meu sentimento hoje é de gratidão e de que iremos resgatar a história de Dom Expedito Lopes, cidade que está passando por um momento tão difícil, mas que com fé em Deus e na vontade do povo, iremos mudar esta realidade atual. Quero também manifestar minha alegria de contar nesta noite com familiares e tantos amigos de todas as localidades deste município que vieram aqui manifestar o apoio para esta chapa. Será pouco tempo de campanha, mas iremos fazer o máximo para visitar as famílias, levando a mensagem daquilo que fizemos por Dom Expedito Lopes e o que de bom pretendemos fazer. Somos um grupo onde todos querem o bem desta cidade, com isso, vamos todos juntos para esta eleição com o mesmo propósito, de mudar para melhor a história de nosso município”, disse Agenor Lima.

Em entrevista, o pré-candidato a vice-prefeito – Kildary Gonçalves, também se manifestou: “A gente foi escolhido em forma democrática, diferente de outros candidatos que surgiram de forma que não agradou todos de seu grupo. Aqui deste lado seguiremos unidos, indo ao encontro das pessoas e buscando o apoio das pessoas do bem de nosso município”, destacou.

O ex-prefeito e uma das grandes lideranças do município, Bené Dantas, manifestou o seu apoio e garantiu que irá pedir votos, no momento permitido pela lei, para Agenor e Kildary. “Eles terão meu apoio. Irei votar e pedir votos para eles, pois são dois homens que já fizeram e tenho certeza que ainda irão fazer por Dom Expedito Lopes. Agenor foi 08 anos prefeito e Kildary, vereador, e pelo que já fizeram são merecedores de nosso apoio”, frisou.

Nossa reportagem também conversou com o empresário Edvaldo Dantas que confirmou seu apoio e sua disposição para buscar mais apoios para a chapa mdbista. O empresário fez questão de citar a união do grupo em prol dos nomes de Agenor Lima e Kildary. “É uma mistura de experiência com juventude. Estamos confiantes na vitória deles”.

Durante a convenção, líderes políticos estaduais marcaram presença e também manifestaram seus apoios. Veja o que cada um disse:

“Nós estamos aqui numa Convenção que a gente se faz presente por várias razões. Primeiro pela gratidão que este povo teve comigo na última eleição, segundo, pela amizade que temos com o Agenor e toda sua família e, terceiro, pela candidatura de um homem de palavra, cidadão honrado, coisa muito rara na política nos dias atuais. É bom estar aqui revendo tantos amigos e encontrando com lideranças importantes que nós conhecemos ao longo de toda a nossa caminhada. Aqui a gente se sente em casa, é como se fosse aqui a nossa terra. Estou muito animado com a empolgação do povo nesta Convenção, dizendo que quer mudança na Prefeitura, que quer Agenor de volta”, afirmou Wilson Martins.

“Agenor Lima tem uma longa história, uma lista grande de serviço prestado a Dom Expedito Lopes e, com isso, tem condições e merece ser reconduzido à Prefeitura. Tenho certeza que é o melhor nome para administrar esta cidade, pois tem competência e sabe cuidar de povo”, falou Severo Eulálio.

“Estamos aqui porque fui muito bem votado para deputado estadual na cidade de Dom Expedito com o apoio de nosso amigo Kildary, e vim retribuir este apoio. Tenho certeza que foi uma belíssima escolha o nome dele como candidato a vice-prefeito, então estou aqui para dar meu apoio. Com certeza, os dois têm serviços prestados e são dois grandes nomes que têm tudo para levantar a cidade de Dom Expedito e fazerem uma belíssima gestão”, finalizou Aldo Gil.

Eleitos no dia 03 de março, os candidatos irão permanecer no cargo até o dia 31 de dezembro de 2024. No dia 06 de outubro próximo, irá acontecer uma nova eleição, desta vez geral, para o período de 2025 a 2028.

 

Folha Atual

Facebook