Picos(PI), 27 de Abril de 2024

Matéria / Internacional

Rei Charles III é diagnosticado com câncer, diz Palácio de Buckingham

05/02/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-1db01bc0fa896d9c68.jpeg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-1db01bc0fa896d9c68.jpeg (Foto: Reprodução)

O rei Charles III, de 75 anos, foi diagnosticado com um tipo de câncer, segundo anunciou o Palácio de Buckingham nesta segunda-feira (5).

O monarca passou por uma cirurgia para correção de aumento benigno da próstata recentemente. Foi durante o procedimento que os médicos identificaram um “outro ponto de preocupação”, que levou a mais exames e ao diagnóstico de uma forma de câncer, explica a nota do palácio.

O comunicado não revela o tipo de câncer que ele enfrenta, mas uma fonte da família real afirmou à CNN que não é na próstata.

Charles iniciou nesta segunda os tratamentos, sendo aconselhado pelos médicos a adiar compromissos públicos. Ainda assim, ele continuará trabalhando e cuidando de documentos normalmente, de acordo com o anúncio.

Também é dito que ele está “totalmente positivo” em relação à recuperação e pretende voltar à atividade pública o mais rápido possível.

Raramente a família real britânica divulga as condições médicas de seus membros, pois entende que eles têm direito a certo nível de privacidade médica, mesmo sendo funcionários públicos.

Entretanto, o rei “optou por compartilhar o diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa ajudar a compreensão pública de todas as pessoas afetadas pelo câncer em todo o mundo”, ressalta a nota.

Charles III se tornou rei em setembro de 2022, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II.

Após a revelação do diagnóstico, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, desejou rápida recuperação ao rei pelas redes sociais, destacando que não tem dúvida que ele “retornará logo com força máxima” e que “todo o país deseja que fique bem”.

Rei ficou três dias internado em janeiro
Em 17 de janeiro deste ano, o Palácio de Buckingham anunciou que Charles passaria pelo procedimento corretivo de aumento benigno da próstata.

O monarca ficou internado entre os dias 26 e 29 de janeiro na London Clinic, um centro de saúde privado perto de Regent’s Park. Ele esteve acompanhado da esposa, a rainha Camilla.

O site do Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha (NHS) descreveu o aumento benigno da próstata como uma condição que pode afetar a forma como as pessoas urinam, sendo comum entre homens com mais de 50 anos.

“Não é um câncer e geralmente não representa uma ameaça séria à saúde”, afirmou o NHS.

“Muitos homens temem que ter uma próstata aumentada signifique um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata. Este não é o caso”, complementou.

Saiba mais sobre os sintomas da condição que afetou o rei Charles III e quais são as opções de tratamento médico através desta matéria.

Príncipe Harry deve ir ao Reino Unido
Após a revelação do diagnóstico de Charles, a agência britânica de notícias PA Media informou que o príncipe Harry viajará ao Reino Unido nos próximos dias para visitar o pai.

Harry, que mora atualmente nos Estados Unidos, já entrou em contato com o rei, ainda segundo a PA Media.

 Fonte: CNN Brasil

Facebook