Picos(PI), 27 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

IV Elóquio Pedagógico de Fronteiras trabalha práticas humanizadas para aprendizagens significativas

05/02/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-ba6fff0548da8ac0b1.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-ba6fff0548da8ac0b1.jpg (Foto: Cidades na Net)

A Prefeitura de Fronteiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta segunda-feira, 05 de fevereiro, ao IV Elóquio Pedagógico, marcando assim, o início do ano letivo de 2024. O evento, que tem como tema “Caminhos da Educação Compassiva: Práticas Humanizadas para Aprendizagens Significativas,” acontece na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, nos turnos da manhã e tarde.

As atividades foram iniciadas com o credenciamento dos participantes e a composição da Mesa de Honra. Participaram neste primeiro dia o prefeito Eudes Agripino Ribeiro; a primeira-dama e atual secretária de Educação, Zildênia Ribeiro; secretários municipais; a Equipe Técnica Pedagógica (Isaura Calyne e Crislayde Sousa); a Orientadora Pedagógica (Dadá); coordenadores; diretores e professores.

A entoação do Hino Nacional e do hino municipal marcou o início oficial do evento, seguido pelas boas-vindas da secretária Zildênia Ribeiro e do prefeito Eudes Agripino.         

“É com imensa alegria e esperança que nos reunimos neste primeiro dia do nosso IV Elóquio Pedagógico. É mais um ano que se inicia, e com ele, novas expectativas, novos projetos, novos sonhos, novos desafios e novos desejos de que tudo ocorrerá dentro do planejado.  Que este encontro seja o prelúdio de um ano repleto de realizações e aprendizado, e que a luz da sabedoria nos guie em direção a dias melhores. Que esse novo ciclo, seja abençoado com resiliência, colaboração e alegria. Juntos construiremos um legado educacional que transcende as salas de aula e que impacte positivamente a sociedade”, disse a secretária.

Na oportunidade, o prefeito Eudes reforçou que o Elóquio teve como propósito fomentar a troca de conhecimentos, experiências e práticas inovadoras entre os participantes, buscando inspirar e fortalecer laços, afim de promover uma educação de qualidade adaptada aos desafios contemporâneos. 

“Estou muito feliz, pois um dos segmentos da gestão que a gente mais tem trabalhado e zelado é a educação. Nós acreditamos que a primeira-dama e secretária Zildênia tem feito um excelente trabalho, e prova disso é que o município teve várias premiações no decorrer do ano passado, já recebemos uma este ano e, acima de tudo, ainda conseguimos dar um aumento de 10% acima do piso para os servidores da educação, reformamos as estruturas das escolas e climatizamos salas do Ensino Infantil. É um momento gratificante para a gente e só temos a agradecer a todos os profissionais que compõem esta pasta. Tenho certeza que em 2024 iremos colher os bons frutos que foram plantados”, acrescentou o gestor.

Maria do Carmo (Kall) conduziu um momento de oração durante a solenidade de abertura, sendo seguida por Vanderlúcia que entoou um cântico de louvor a Deus. Ambas pertencem a Assembleia de Deus.

A programação da manhã culminou com uma palestra conduzida pelo professor Dr. Edwar Castelo Branco, que é historiador com uma vasta experiência, já tendo proferido palestra até fora do país.

“Eventos como este são magníficos. Eu acho que todas as cidades do mundo deveriam ter eventos como este, pois são momentos em que os professores refletem sobre si mesmos, para conhecerem e reconhecerem suas práticas pedagógicas. Meus parabéns à gestão municipal pela iniciativa”, disse o palestrante Edwar Castelo Branco a nossa reportagem.

Na parte da tarde, o evento teve continuidade com uma palestra do conferencista, professor Joaquim Agnelo Ribeiro (Jota), que abordou a temática “Raízes e Identidade: Da importância de se resgatar a história, geografia e literatura local como ferramenta para se construir a memória, estabelecer laços identitários e orientar o exercício da cidadania”.

Em entrevista, o professor explicou o principal objetivo da palestra. “Minha participação hoje consiste em fazer uma proposta à comunidade de Fronteiras, especialmente ao prefeito Eudes. Essa é uma tentativa de apresentar um projeto para que se resgate a história, a geografia e a literatura local nas escolas do município, para compor o currículo educacional dos fronteirenses. Minha fala vai ser baseada nesse aspecto de criar esse projeto para, posteriormente, fortalecer a nossa identidade e a nossa memória”, afirmou.         

Na oportunidade, presente na programação da tarde, o prefeito Eudes Ribeiro fez o anúncio da construção de uma Quadra de Esporte e de um Auditório para a Educação, onde o processo para o início das obras está na fase de licitação.

Logo após, como forma de reconhecimento pelo esforço dos professores que conquistaram os melhores resultados no processo de alfabetização, a gestão municipal fez a entrega do “Selo Municipal de Alfabetização”, onde a escolha foi feita por meio de uma análise de desempenho continuo realizada pelo Núcleo Gestor das escolas Municipais e pelo percentual de crianças alfabetizadas em suas respectivas turmas.

No encerramento deste primeiro dia do IV Elóquio Pedagógico, os participantes desfrutaram de um descontraído momento durante um coffee break, fortalecendo ainda mais os laços educacionais.         

O encontro pedagógico terá continuidade nesta terça-feira, 06 de fevereiro, com discussões relevantes e práticas inovadoras, onde serão realizadas formações conduzidas pelas professoras Francisca Maria de Carvalho Nascimento e Débora Amélia Porfírio Matos de Lima.


No dia 07 de fevereiro serão realizados planejamentos nas escolas municipais, e no dia 08, inicia oficialmente as aulas com a participação dos alunos.


 

Facebook