Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Prefeitura de Wall Ferraz promove 1º Festival de Sanfona

17/02/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-376754a8a6d667c838.jpg (Foto: Cidades em Foco)
P40G-IMG-376754a8a6d667c838.jpg (Foto: Cidades em Foco)

A Prefeitura de Wall Ferraz – PI, na gestão do prefeito Guilherme Maia, realizou nesta quinta-feira (15) o 1º Festival de Sanfona da cidade. O evento cultural trouxe muita música, cultura e alegria aos populares, relembrando tradições e fortalecendo o vínculo entre as gerações.

Organizado por Nilsinho Teclas, Inácio Alves e Grupo Sanfona Sentida, o momento contou com a presença e participação do sanfoneiro Alvino Luz e Sandrinho do Acordeon. Marcaram presença, ainda, o prefeito Guilherme Maia, o vice-prefeito Edmilson Pinheiro, secretários municipais, vereadores e população.

A programação do evento teve início no final da tarde, com concentração em frente à residência do gestor, com muita animação e forró junto às dezenas de sanfoneiros presentes. No início da noite, saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade até chegar à Praça Pública, em frente ao Ginásio Poliesportivo, onde foi montado um palco e uma grande estrutura para as apresentações.

O prefeito Guilherme Maia agradeceu aos organizadores do Festival de Sanfona, além de destacar o requerimento apresentado na Câmara para que saísse do papel e o sonho virasse realidade. Ressaltando as raízes sanfoneiras, o gestor entende a proposta e importância de impulsionar a cultura, projetando dar continuidade com edições ainda maiores na cidade.


“Eu agradeço a presença de cada amigo que esteve presente nesse evento tão bonito. A sanfona está no sangue do nordestino. Meu avô era sanfoneiro, assim como uma parte da minha família e meu tio. Enquanto prefeito, vou estar aqui incentivando. No próximo ano, com fé em Deus, faremos um evento bem maior para incentivar cada vez mais”, declarou.

O vice-prefeito Edmilson Pinheiro reafirmou o compromisso de sempre apoiar e incentivar a cultura da sanfona no município para abraçar os profissionais, além de atrair o público jovem para a prática, mantendo a tradição viva. Apesar de não ter tido oportunidades na infância, o representante não deixou o obstáculo impedir de animar a população com a música.


“Temos o apoio do prefeito Guilherme Maia e o meu, porque apoiamos muito a cultura do sanfoneiro. Eu dou o maior valor por conta do meu pai, tios e primos. Estamos tentando resgatar a cultura para os jovens. Não sou sanfoneiro profissional, não tive oportunidade na infância, mas hoje tenho a minha sanfona e estou no meio dos eventos”, afirmou.

Um dos organizadores do evento, Nilsinho Teclas, explicou que a ideia do evento surgiu com o mestre Alvino Luz e, na sequência, o projeto foi encaminhado e aprovado na Câmara Municipal, sendo decretado o Dia Municipal do Sanfoneiro em 15 de fevereiro. O organizador agradeceu o apoio da gestão, frisando os objetivos de manter a cultura viva.


Hoje é o nosso primeiro festival e está sendo bem organizado, graças a Deus. Temos a presença de mais de 50 sanfoneiros do Piauí e de outro estado. Nós queremos atrair a juventude e resgatar nossa cultura nordestina da sanfona, que estava sendo esquecida. Me sinto realizado, para mim é um privilégio muito grande”, destacou.

 

Fonte: Cidades em Foco

Facebook