Picos(PI), 30 de Abril de 2024

Matéria / Política

Senado aprova PEC que restringe as saidinhas de presos

Com 62 votos a favor, oposição consegue aprovação de projeto em prol da segurança pública para restringir saidinhas de presos

20/02/2024 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-975a2d502174201db6.jpg (Foto: Agência Senado)
P40G-IMG-975a2d502174201db6.jpg (Foto: Agência Senado)

O Senado aprovou, na noite desta terça-feira (20), o texto principal do Projeto de Lei que restringe as saídas de presídios em feriados para os presidiários, mais conhecido como “saidinhas”. O debate, entretanto, continua em torno dos “destaques”, partes da nova lei que ainda criam polêmica entre governo e oposição.

Com 62 votos a favor e apenas 2 contrários, oposição comemorou a aprovação uma das propostas populares do setor de Segurança Pública.

A “saidinha” vale atualmente para condenados que cumprem pena em regime semiaberto. Cinco vezes por ano, esses detentos podem sair para visitar a família, estudar ou participar de atividades de ressocialização.

No texto que foi aprovado, fica mantido o benefício para presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior, mas proíbe o benefício para culpados de crimes hediondos.

O projeto de lei ganhou força após a repercussão do assassinato do policial militar Roger Dias da Cunha, de 29 anos, em janeiro deste ano, em Belo Horizonte (MG). O policial foi morto por um detento que não retornou à prisão após a saída temporária de Natal.

Fonte: Diário do Poder

Facebook