Picos(PI), 27 de Abril de 2024

Matéria / Esporte

Tati e Gabriel Medina garantem vagas extras para o Brasil em Paris 2024

04/03/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-2323e5a4c927dbb1e9.jpg (Foto: Pablo Franco / ISA)
P40G-IMG-2323e5a4c927dbb1e9.jpg (Foto: Pablo Franco / ISA)

O surfe brasileiro conquistou mais duas vagas para Paris 2024. Neste domingo, Gabriel Medina se sagrou campeão do ISA Games e contou com uma combinação de resultados para carimbar o passaporte olímpico. Medina precisava que os franceses Kauli Vaast e Joan Duru não terminassem na segunda colocação, e o vice ficou com o marroquino Ramzi Boukhiam. Já classificada, Tatiana Weston-Webb terminou em segundo na disputa feminina e colocou Luana Silva nas Olimpíadas.

Com os resultados de Tati e Medina, o Brasil ainda foi campeão por equipes do ISA Games. Agora, o país tem seis surfistas classificados para as Olimpíadas. Além de Gabriel, Filipe Toledo e João Chianca estavam garantidos por meio do Circuito Mundial. Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel já haviam carimbado passaportes, e Luana Silva fica com a terceira vaga.

Gabriel consegue vaga olímpica
Na disputa masculina do ISA, Filipe Toledo já tinha caído no sábado, e Yago Dora foi eliminado na primeira bateria de repescagem deste domingo. Assim, a esperança de vaga olímpica para o Brasil ficou nas mãos de Gabriel Medina, que manteve o bom desempenho dos dias anteriores e venceu a última disputa da chave principal, assegurando um lugar na grande decisão.

Para se garantir em Paris 2024, Medina precisava ser campeão e não ter nenhum dos dois franceses (Kauli Vaast e Joan Duru) como vice. O brasileiro conseguiu uma nota 9 e assumiu a liderança logo no início da final. Mas Ramzi Boukhiam tomou a ponta com 13 minutos restantes.

Seria o fim para Gabriel? Nada disso! Cinco minutos antes do encerramento da bateria, Medina recuperou a primeira colocação, com 15,60. Ali permaneceu, ainda aumentou o somatório (16,40) e, ajudado pelo marroquino, já pode preparar as malas para visitar Teahupoo no meio do ano.

Tati Weston-Webb na briga
Na disputa feminina, duas brasileiras participaram da nona bateria da repescagem. Tatiana Weston-Webb avançou em segundo, e Tainá Hinckel, que já tinha garantido vaga nominal nas Olimpíadas, acabou eliminada.

Tati também chegou ao ISA com o passaporte carimbado para Paris 2024. Por isso, como última representante do Brasil no torneio em Porto Rico, ela lutou para que o país tivesse o maior somatório de pontos e conseguisse uma vaga extra.

Na final, Tati chegou a ficar na última posição, mas encontrou boas ondas e assumiu a liderança a pouco mais de 10 minutos do fim. Até foi ultrapassada pela australiana Sally Fitzgibbons. Ainda assim, garantiu outra representante do Brasil em Paris. Luana Silva é quem herda a vaga nas Olimpíadas.

 

Globo Esporte

Facebook