Picos(PI), 29 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Barragem transborda e famílias ficam desabrigadas em Caridade do Piauí

14/03/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-b155b6efdb5c25d710.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-b155b6efdb5c25d710.jpg (Foto: Reprodução)

Várias famílias precisaram ser retiradas de suas casas no município de Caridade do Piauí após a barragem do Município transbordar e a água invadir uma parte das ruas. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Caridade, que precisou transferir as famílias afetadas para as escolas municipais como abrigo temporário.

A barragem transbordou devido às fortes chuvas que caem na região de Caridade desde ontem (13). O nível dos rios que cortam a região acabou subindo, o que levou à formação de correnteza. A força da água causou um acidente que terminou com vítima fatal. O engenheiro Samuel Geovany Lima Xavier, 27 anos, morreu após ser levado pela força da água do Rio Junco ao tentar atravessar a ponte que leva à cidade de Simões.

Entre os pontos de alagamento em Caridade do Piauí estão: a PI-458, que liga o município a Curral Novo; a região entre Simões e Caridade, na altura do Povoado Ingazeiras, onde há aumento do nível do Rio Junco com formação de correnteza forte; e a região Rural de Caridade, após o Rio Mamonas.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o secretário municipal de Defesa Civil de Caridade do Piauí, Wellington Santos, pediu atenção à população, sobretudo àqueles que vivem em áreas afetadas pelo transbordamento da barragem. “Foi grande a quantidade de chuva que caiu e a tendência é bastante água no rio, riachos e açudes. Pedimos à população, a quem mora em área de risco, que fiquem atentos. Nos colocamos à disposição para auxiliar em qualquer alteração”, disse o secretário.

Em um comunicado nas redes, a Prefeitura de Caridade do Piauí informou que suspendeu as aulas nas escolas municipais e colocou as instalações à disposição da população das regiões afetadas. “As pessoas podem utilizá-las para evacuar suas casas, recolher seus pertences e, nesse momento difícil, as aulas foram suspensas. Que possamos nos unir e superar esse momento desafiador”, disse a gestão municipal.

A Defesa Civil de Caridade lembra que não houve rompimento da barragem, mas apenas um transbordamento em razão da subida de nível da água por causa da chuva.

A Defesa Civil de Caridade lembra que não houve rompimento da barragem, mas apenas um transbordamento em razão da subida de nível da água por causa da chuva. De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursoos Hídricos (Semarh), a Barragem de Caridade é de responsabilidade do município e não integra os reservatórios que são monitorados constantemente pelo órgão. A barragem também não integra os reservatórios de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

 

Portal O Dia

Facebook