Picos(PI), 27 de Abril de 2024

Matéria / Política

Fonteles conhece porto de Singapura e discute parcerias para operação do porto Piauí

16/03/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-0d053f69a9718811f3.jpg (Foto: CCOM PI)
P40G-IMG-0d053f69a9718811f3.jpg (Foto: CCOM PI)

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta sexta-feira (15), o Porto de Singapura, considerado o maior do mundo em capacidade de contêineres. Na oportunidade, o gestor se reuniu com diretores da Autoridade Portuária de Singapura (PSA), responsável pela administração do local, para conhecer o trabalho realizado e explorar possíveis oportunidades na operação do Porto de Luís Correia, bem como em toda a malha logística do Piauí.

Atualmente, o Porto de Singapura tem uma capacidade estática de 200 mil unidades de contêineres, podendo acomodar simultaneamente 60 navios em seus 60 berços. A PSA, responsável por sua administração, já possui operações de transbordo no Brasil e tem o país como foco para expandir as operações. Diante desse interesse, foi discutida, durante o encontro, a operação de contêineres no Porto Piauí, em Luís Correia.

O objetivo da visita técnica foi estabelecer parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura portuária no Piauí, fortalecendo as relações comerciais e promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os dois portos.

O governador ressaltou a importância dessa aproximação para o crescimento econômico e a competitividade. “Tivemos a oportunidade de conhecer o modelo de gestão e o trabalho que é realizado aqui, onde pudemos a partir disso avaliar o que podemos replicar em nosso porto”, disse Rafael Fonteles.

Autoridade Portuária de Singapura (PSA)

A PSA, operadora do Porto de Singapura, é detentora do maior centro de transbordo do mundo, com conectividade que facilita a movimentação de contêineres em todo o mundo durante o ano inteiro. 

A Autoridade Portuária de Singapura já foi premiada como o melhor terminal de contêineres na Ásia pela Asian Freight, Logistics & Supply Chain Awards (AFLAS), pelo Seatrade Maritime Awards Ásia e pelo Supply Chain Asia Awards. Além disso, foi considerada o Melhor Operador Portuário pelo Lloyd’s List Asia Awards.

 

CCOM PI

Facebook