Picos(PI), 28 de Abril de 2024

Matéria / Política

Rafael Fonteles conhece opala da Austrália em busca de cooperação com o Piauí

19/03/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-bf06e74c319c2d0a92.jpg (Foto: CCOM PI)
P40G-IMG-bf06e74c319c2d0a92.jpg (Foto: CCOM PI)

O governador Rafael Fonteles, nesta terça-feira (19), cumpriu agenda em Sydney, no leste da Austrália, onde foi recebido no Museu Nacional de Gemologia. Mantido pela Associação Nacional de Gemólogos da Austrália, o local representa uma ampla gama de profissionais da indústria, incluindo mineradores, comerciantes, artesãos e designers de joias. Fonteles busca colaboração para a mineração no Piauí, tendo em vista que ambas regiões trabalham com gemas de opala.

Para Rafael Fonteles, esta visita representou a oportunidade única de conhecer a tradição e a expertise da exploração de opalas na Austrália, que remonta há mais de um século. A ideia é aproveitar as técnicas e conhecimentos atualizados para maximizar o potencial das minas na região de Pedro II, no Piauí.

Fonteles destaca que esta é uma boa oportunidade para conhecer a exploração de opalas da Austrália, com uma cadeia produtiva de mais de um século, além de iniciar uma cooperação com os australianos com novas técnicas. "Queremos garantir um aproveitamento, da melhor forma possível, das nossas minas em Pedro II. Queremos envolver a comunidade e a cooperativa. Tenho certeza de que vamos conectar empreendedores australianos e da nossa região", considera.

Durante a visita, o governador e sua comitiva tiveram a chance de conhecer  uma loja completa com milhares de peças de opala, cada uma com suas características únicas de tamanho, cor, brilho e qualidade. Essa variedade reflete a riqueza e a diversidade das opalas disponíveis, evidenciando o potencial econômico significativo que essas gemas representam para o Piauí. "A cooperação com a Austrália abrirá novos horizontes para o setor de gemologia em nosso estado", ressalta o governador.

Sobre o GAA

A Gemmological Association of Australia (GAA) é educadora gemológica de longa data da Austrália. Desde 1945, a Associação é responsável por formar gemólogos, educando e atualizando membros da indústria de gemas e joias, bem como o público em geral, sobre todos os aspectos das gemas.

Agendas em Sydney

Ainda nesta terça-feira (19), durante a tarde, o governador Rafael Fonteles cumpriu agenda de trabalho com o professor Bernardo Nunes. O objetivo é a cooperação com a Austrália para o ensino tecnológico voltado para inteligência artificial e outras ferramentas a partir de uma parceria com a Universidade da Austrália.

 

CCOM PI

Facebook