Picos(PI), 03 de Maio de 2024

Matéria / Política

Governo ampliará Saúde Digital para 222 cidades do Piauí

31/03/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-def7e1f822e1326038.jpg (Foto: Renato Andrade/Cidade Verde)
P40G-IMG-def7e1f822e1326038.jpg (Foto: Renato Andrade/Cidade Verde)

O governador Rafael Fonteles confirmou a ampliação do Programa Piauí Saúde Digital para 222 cidades, o que representa 99,1% do total de municípios. O anúncio acontecerá nesta segunda-feira (01) no Palácio de Karnak.

O gestor anunciará, ainda, um novo mutirão de cirurgias de catarata. Até o final de 2024, serão realizadas 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, beneficiando pacientes dos 224 municípios.

O Programa Piauí Saúde Digital, implementado inicialmente em Piripiri e Lagoa de São Francisco, é um serviço de teleconsultas e telediagnósticos que tem como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde a sua implantação em março do ano passado, o Piauí Saúde Digital já realizou 36.308 atendimentos, sendo 11.417 consultas e 24.891 exames.

O programa é uma iniciativa inédita no país e usada como modelo pelo Ministério da Saúde e outros estados por conta do uso da telemedicina e de outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade. Dentre os serviços disponibilizados estão consultas com médico clínico-geral disponíveis durante 24 horas nos sete dias da semana.

Também são ofertados atendimentos em diversas especialidades, como dermatologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, pediatria, neurologia, nutricionista e psicologia.

Mutirão de cirurgias de catarata

A catarata é uma lesão que acomete os olhos, deixando a visão do paciente opaca. É causada principalmente em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio de procedimento cirúrgico, no qual o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez.

As cirurgias e consultas serão realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde. Todos os procedimentos já foram aprovados em Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Pacientes da região de Corrente e Bom Jesus (território Chapada das Mangabeiras) foram os primeiros beneficiados com o mutirão. As triagens ocorreram no início de março e as cirurgias foram realizadas nos hospitais João Pacheco Cavalcante e Manoel de Sousa Santos entre 13 e 21 de março, beneficiando 1.700 pacientes de todos os municípios do território de saúde da região.

 

CCOM PI

Facebook