Picos(PI), 30 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Canal vai receber denúncias de preconceito e discriminação a autistas no Piauí

02/04/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-f38f9d8f0494994020.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-f38f9d8f0494994020.jpg (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) e a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) lançam, na manhã desta terça-feira (02), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um canal de denúncias para auxiliar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vítimas de preconceito e discriminação. O evento acontecerá a partir das 8h30, no auditório da SSP, zona Leste de Teresina.

De acordo com a Alepi, o Disque Denúncia Tolerância Zero contra Preconceito aos Autistas será operacionalizado através do WhatsApp (86) 99411-0212, e o serviço foi idealizado pelo presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT).

A ideia é que o canal disponibilizado pelo Poder Legislativo possa servir de ponte entre pessoas com autismo, suas famílias e os órgãos de fiscalização, controle e punição, para que a aplicabilidade e o conhecimento das leis que protegem os autistas sejam cada vez mais difundidos.

Ainda no evento, a SSP-PI e a Alepi realizarão uma programação para discutir estratégias de abordagem inclusiva e humanizada a pessoas com TEA.

Presidente da Alepi denuncia discriminação com filho autista

O deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), usou as redes sociais no dia 24 de março para denunciar um caso de discriminação sofrida pelo filho, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em um restaurante de Teresina.

Segundo o petista, a situação de preconceito foi provocada por uma pessoa que também estava no mesmo estabelecimento.  Ele disse que o pai de uma outra criança lhe disse que seu filho não poderia estar no mesmo ambiente que sua filha.

 

Cidade Verde

Facebook